O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participou do encerramento da I Semana Veiga Valle. O evento, em homenagem aos 150 anos da morte do artista sacro, foi realizado entre os dias 21 e 27 de janeiro pela Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, com o apoio do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, na antiga capital do Estado, e em Pirenópolis, cidade natal do artista.

 

Os encontros do Grupo Reflexivo Girassol, destinados a homens autores de violência doméstica na comarca de Goiás, começam na terça-feira (16). A iniciativa, da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Poder Judiciário, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha e do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário, foi lançada no município em novembro de 2023 (foto acima). A criação do grupo está em consonância com a Lei n.º 11.340/06 (Lei Maria da Penha), que em seu artigo 45 dispõe sobre a possibilidade de o juiz determinar o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação.

Em homenagem aos 150 anos da morte de Joaquim José da Veiga Valle, um dos mais relevantes artistas sacros do Estado de Goiás, a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, com apoio do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, realiza, entre os dias 21 e 27 de janeiro, a I Semana Veiga Valle. A abertura será no próximo domingo (21), com a exibição do filme Passos da Tradição, no Cine-Pireneus, em Pirenópolis, cidade natal do artista. Entre os dias 22 e 27, o evento será realizado na cidade de Goiás.

O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás promove, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), a exposição “Estandartes Personalizados”, da artista Maria da Cruz Cardoso. A exibição integra as atrações do XVI Festival de Artes de Goiás, que tem como tema: “Art((é))ria – irrigar, dilatar, circular”. O evento acontece entre os dias 19 e 22 de setembro, das 9 às 17 horas, no Centro de Memória e Cultura, localizado na cidade de Goiás, onde antes abrigava o antigo fórum.

  •    

    Ouvir notícia: