A melhoria da prestação jurisdicional é o foco central desta gestão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que tem à frente o desembargador Carlos Alberto França. A fim de promover estudos e pesquisas que garantam o aprimoramento e a excelência dos serviços, o Regulamento nº 01/2021 estabeleceu algumas rotinas de recebimento e desenvolvimentos de ideias.

Sob coordenação do juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, o InovaJus, nome escolhido para o Laboratório, será um ambiente colaborativo de trabalho para auxiliar a gestão do conhecimento, proveniente dos diversos atores que fazem parte da Justiça. “O objetivo principal é garantir uma forma eficiente com a entrada de ideias inovadoras para serem aproveitadas no TJGO”, destacou o magistrado coordenador.

Todas as ações do InovaJus terão como diretrizes os objetivos estratégicos e as metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e institucionais. Além de aperfeiçoar e acelerar a entrega da prestação jurisdicional (metas 1 e 2 do CNJ), serão pensadas propostas em consonância com as metas de combater o feminicídio e promover a integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário.

Ainda conforme o regulamento, o InovaJus está aberto a recepcionar ideias e desafios, que podem ser sugeridos pelo público interno - magistrados, servidores, colaboradores terceirizados, estagiários etc - ou público externo, como promotores de justiça, defensores públicos, advogados, auxiliares da justiça, cidadãos, instituições de ensino e comunidade jurídica em geral. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)