O Laboratório de Inovação e Inteligência (InovaJus) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou, nesta sexta-feira (26), por meio do aplicativo Zoom, a oficina "Visual Law", que tem a finalidade de debater a estruturação do tema no âmbito do Poder Judiciário goiano.

No quarto encontro para a realização da oficina, os integrantes do InovaJus discutiram a importância de um maior aprimoramento na comunicação interna e externa do TJGO. Também foram discutidas estratégias a serem aplicadas para que estas informações cheguem ao público-alvo de forma facilitada. E, ainda, como adequar essa comunicação com o objetivo de ser pensada para o público a qual se destina, ao mesmo tempo que tenha transparência.

O Visual Law é uma área derivada do Legal Design e do que se convencionou identificar como Direito 4.0, que utiliza uma combinação de elementos visuais e textuais, tais como vídeos, fluxogramas, infográficos, gamificação, bullet points, storyboards, dentre outros recursos, que buscam deixar as informações mais acessíveis e eficazes. São ferramentas inovadoras que vêm sendo utilizadas nos últimos anos pelo Poder judiciário, após a virada tecnológica  nos últimos anos.

Sob coordenação do juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, o InovaJus é um ambiente colaborativo de trabalho para auxiliar a gestão do conhecimento, proveniente dos diversos atores que fazem parte da Justiça. “O objetivo principal é garantir uma forma eficiente com a entrada de ideias inovadoras para serem aproveitadas no TJGO”, destacou o magistrado coordenador.

Todas as ações do InovaJus têm como diretrizes os objetivos estratégicos e as metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e institucionais. Além de aperfeiçoar e acelerar a entrega da prestação jurisdicional (metas 1 e 2 do CNJ), são pensadas propostas em consonância com as metas de combater o feminicídio e promover a integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário.

Participaram da reunião, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO e coordenador do InovaJus, Reinaldo de Oliveira Dutra; a diretora de Planejamento Estratégico e Inovação, Mislene Medrado; a coordenadora de Inteligência e Inovação, Jaquelline Martins e Silva; a assessora do juiz auxiliar, Brenna Martins da Silva; o diretor do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Corregedoria Geral da Justiça (CGJGO), Kenedy Augusto; bem como os servidores Ana Paula Saad, Hellen Bueno Valadão Mendes, Marcelo de Jesus Rosa Pereira, Susana Silva Araújo e a advogada Isabela Cruvinel Zenate. (Texto e foto: estagiária de jornalismo Luísa Chacon - Centro de Comunicação Social do TJGO)