O Laboratório de Inovação e Inteligência (InovaJus) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou, nesta terça-feira (20), uma oficina para discutir soluções de desenvolvimento da Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural (Berna), inteligência artificial criada pelo TJGO.

As oficinas funcionam como um grupo de trabalho, e, em cada reunião, os participantes verificam o que está funcionando e o que necessita ser ajustado. Na oficina realizada nesta terça-feira (20), os participantes discutiram sobre o funcionamento do sistema e analisaram o que está funcionando de forma eficiente e o que precisa ser modificado para que a inteligência artificial Berna auxilie cada vez mais o trabalho do Judiciário Goiano.

De acordo com o coordenador do InovaJus,  juiz auxiliar da presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, a inteligência artificial Berna ajuda a agilizar e simplificar os despachos feitos, “pois consegue produzir solução automatizada após a leitura da petição inicial, realizando a conclusão do processo para que um juiz já saiba do que se trata e decida de forma mais simplificada”, explicou.

Atualmente, o projeto está implantado no 1º Núcleo de Justiça 4.0 Permanente do Tribunal de Justiça, que é responsável pelas unidades judiciárias de Fazendas Públicas. Por ser um sistema automatizado, funciona de forma contínua, 24 horas por dia, mesmo em finais de semanas. Reinaldo Dutra destaca que “nos processos que são selecionados para a inteligência artificial Berna, há uma velocidade maior e com menor uso de mão de obra humana, que é tão escasso, e, como a demanda de processos  aumenta, estas soluções de apoio criadas pela tecnologia são importantes, assim, sendo um aliado fundamental”.  



Participaram também da oficina do InovaJus, o juiz Ricardo Luiz Nicoli, do 3º Juízo de Núcleo de Justiça 4.0; Dahyenne Mara, secretária-geral da presidência; Antônio Pires, diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO;  a coordenadora de Inovação e Inteligência, Jaquelline Martins, da Diretoria de Planejamento e Inovação; Kelvin Tiesta, conciliador; Thiago Gomes, assistente; Brenna Martins, assistente executiva do juiz auxiliar da presidência;  e a gestora Andreia Abreu, da Unidade de Processamento Jurisdicional(UPJ) - Juizado da Fazenda Pública. (Texto: Luísa Chacon, estagiária de jornalismo/ Fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)