A desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), recebeu, nesta quinta-feira (21), na sala de reuniões, a secretária de Gestão Estratégica, Mislene Medrado e o diretor de Planejamento da Corregedoria, Clécio Marquez, acompanhados de servidores da área, com o objetivo de deliberarem sobre o planejamento de ações e projetos da Coordenadoria Estadual da Mulher para o biênio 2019/2021.

A desembargadora informou sobre a campanha contra a violência doméstica #quebreosilêncio, que será lançada no feriado de Carnaval, além de pontuar sobre demandas que requerem atenção para o alcance da Meta 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  e, ainda, a elaboração de projeto que visa criar e disponibilizar um Banco de Medidas Protetivas de forma a possibilitar consulta rápida pelas entidades públicas, como, por exemplo, as forças policiais.

No encontro também foram ressaltadas as ações para o fortalecimento dos Grupos Reflexivos para os ofensores  e ainda foi pontuado o baixo índice de reincidência dos ofensores após a participação nos grupos. A magistrada apresentou sobre a importância de melhorar os relatórios estatísticos com os dados sobre os processos referentes à Lei Maria da Penha e Feminicídio.

Durante a reunião a desembargadora apresentou 20 ações e projetos que a coordenadoria está a frente e solicitou apoio para a execução e sucesso dos mesmos.

Na ocasião, a SGE expôs acerca da elaboração do Plano de Gestão biênio 2019/2021 e informou que a reunião ocorre em atendimento à diretriz do Conselho Nacional de Justiça, contida no artigo 9º da Resolução 198/2014 e ao artigo 10º da Resolução nº 29/2015 do TJGO, as quais dispõem sobre a realização quadrimestralmente das Reuniões de Análise da Estratégia – RAE, desta forma, aproveitou a oportunidade para entregar um exemplar impresso da pesquisa de opinião para ciência dos presentes quanto às questões abordadas. A Secretária de Gestão pontuou que a partir da diagnose e de outras fontes de pesquisa, como: Pesquisa de Clima Organizacional, Pesquisa de Satisfação do Usuário, Pesquisa das Metas Nacionais, Pesquisa para elaboração do orçamento, Audiências Públicas e Relatórios da Ouvidoria, serão identificados os principais pontos de aperfeiçoamento e após, elaboradas as metas e indicadores para alcance dos objetivos estratégicos. Por fim a Secretária de Gestão Estratégica se colocou a disposição para auxiliar na diagnose.

Além da desembargadora Sandra Regina e da secretária da SGE, Mislena Medrado, estavam presentes na reunião Lucelma Messias de Jesus, secretária executiva da Coordenadoria Estadual da Mulher; Diego César Santos, diretor de Planejamento da Secretaria de Gestão Estratégica; Ilton Machado Borges Junior, coordenador do Escritório de Projetos; Clécio Marquês, diretor de Planejamento da Corregedoria; Hellen Bueno Valadão Mendes, diretora da Divisão de Apoio; Claudilene Mendanha Ferreira, diretora da Divisão de Apoio à realização de Programas e Projetos Estratégicos da Corregedoria; Bruno Castro Vendramini, diretor de Divisão da Diretoria de Planejamento da Corregedoria; Luciana Rodrigues de Sousa Amorim, assessora da Diretoria de Planejamento de Corregedoria e Ana Paula Osório Xavier, Secretária Interprofissional Forense.

Mulher Mais Segura


O juiz Carlos Luiz Damacena, do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, recebeu nesta sexta-feira (22), em seu gabinete, a representante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Flávia Modesto, para tratar sobre a implantação do projeto Mulher Mais Segura no referido juizado.
Durante a reunião, o magistrado e sua equipe tiraram dúvidas sobre o funcionamento do projeto e os procedimentos necessários para encaminhamento dos casos para o projeto em questão.

Segundo o juiz, o projeto será de grande valia e vai ajudar quem precisa. Ele ainda ressaltou que “a guarda será uma ajuda complementar, uma vez que o juizado ainda conta com a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar que presta um excelente trabalho”.
O projeto foi lançado em Goiânia no dia 29 de novembro de 2018, durante a 12ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa e surgiu de um acordo entre o Poder Judiciário, representado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO, a Prefeitura de Goiânia e a Guarda Cívil Metropolitana, com o intuito de realizar o acompanhamento frequente de mulheres sob medida protetiva.

Também participaram da reunião a servidora Lucelma Messias, secretária-executiva da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e os servidores do 2º Juizado da Mulher, Thainara Vilela, Daniella Cavalcante Oliveira, Vinícius de Paula Camelo e Jeferson Tiago Bervanger. (Centro de Comunicação Social)