A coordenadora do Laboratório de Inovação (InovaJus) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Buchdid, representando o chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, abriu na tarde desta quarta-feira (21) a palestra “A redução do tempo de tramitação processual e a oficina Berna”, realizada no Fórum da comarca de Aparecida de Goiânia. O painel, ministrado pelo diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, integra a programação da Semana de Inovação do TJGO, e teve a participação da diretora da comarca de Aparecida de Goiânia, juíza Vanessa Rios Seabra, e da diretora do Foro da capital, juíza Patricia Bretas.

“A Semana de Inovação do TJGO foi organizada com todo o carinho para que magistrados e servidores compreendam a importância da inovação para o aprimoramento da prestação jurisdicional”, destacou, durante a abertura da palestra, a juíza auxiliar da Presidência Marina Buchdid. Ela afirmou que parte do objetivo do evento é difundir o trabalho do Laboratório, e que “o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, fez questão da escolha da comarca de Aparecida de Goiânia, que logo será elevada à entrância final, para sediar parte da programação do evento, especialmente na área da inteligência artificial”. Marina Buchdid ainda ressaltou que a ferramenta Berna é uma oficina permanente no InovaJus.



Demanda por inovação

Para a diretora do foro da comarca de Aparecida de Goiânia, juíza Vanessa Rios Seabra, a oficina apresentada demonstra funcionalidades da ferramenta que possibilita a redução do tempo de tramitação processual. “Os tempos modernos demandam o uso de recursos para auxiliar a desburocratizar e otimizar o trabalho jurisdicional. Temos muito a aprender com os mecanismos de Inteligência Artificial, sem esquecer que o patrimônio mais valoroso do Poder Judiciário goiano é seu capital humano”, observou Vanessa Rios Seabra.



“Não é um ônus, mas sim um bônus participar dessa oficina, falando sobre a experiência com a utilização da Berna na unidade judicial, que proporcionou muitas inovações e agilidade”, destacou a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patricia Bretas. Ela agradeceu o trabalho e empenho do diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, “responsável por atender as soluções jurisdicionais de inteligência artificial apontadas pelos magistrados”.

 



Gabinetes e escrivanias

Durante a oficina, o diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, explicou que, genericamente, a Inteligência Artificial é definida como a capacidade do computador de imitar o comportamento humano inteligente. Ele também destacou que o desenvolvimento da ferramenta Berna foi impulsionado por inovação, diálogos, reflexões, mudanças de estratégias e criatividade, “buscando solução a serem adotadas por gabinetes e escrivanias para agilizar o tempo de tramitação processual”, pontuou.



Antônio Pires apresentou, na ocasião, as servidoras e os servidores que compõem a equipe de desenvolvimento da ferramenta Berna, e ressaltou: “Temos uma engajada equipe de áreas diversificadas para auxiliar no amadurecimento e expansão da Berna”, disse ele ao apresentar as servidoras Clélia Lopes, Patrícia Gabriela Marques, Carina Barrêto Manso, Andreia Abreu Fernandes, e os servidores Wesley Oliveira, Gleidisdon Ferreira Duarte, João Marcos Rocha Ferreira, Ítalo Silva e Fernando Trindade.



Também estavam presentes na oficina, o juiz substituto em segundo grau, Hamilton Carneiro, as juízas e juízes da comarca de Aparecida de Goiânia, Nina Sá Araújo, Eugênia Bizerra Araújo, Vanessa Estrela, Denise Gondim, Mônice Zaccariotti, Eduardo Tavares, Leonardo Naciff, Galdino de Freitas Neto e Wander Soares Fonseca. E, ainda, a diretora do Foro de Anápolis, juíza Laryssa de Moraes Camargos, e as magistradas Lígia Nunes, Francielly Faria Morais, Heloísa Silva Mattos, Mariúccia Benício, Ângela Cristina Leão, como também os magistrados Abílio Wolney Aires Neto, Gustavo Braga, Mábio Antônio Macedo, Gabriel Lisboa e Sílvio Jacinto Pereira.

E, ainda, o diretor de Planejamento e Inovação do TJGO, Diego César Santos; a coordenadora de Inteligência e Inovação do TJGO, Jaqueline Martins e Silva; o servidor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Jackson de Sousa Santos; as servidoras da 1a Vara de Fazenda Pública Municipal de Goiânia, Mariana Ferreira e Nadyne; Marília Braga, assistente da juíza auxiliar da Presidência, Marina Buchdid,  além de servidoras e servidores de Aparecida de Goiânia e de outras comarcas do Estado. (Texto: Carolina Dayrell/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

Chat

Suporte TI