A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Sirlei Martins da Costa (foto abaixo), coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Nursa) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), abriu na tarde desta segunda-feira (12), a oficina “Semana do Meio Ambiente”. O evento foi realizado no Salão Nobre do Órgão Especial do TJGO, em parceria com o Inovajus, a fim de criar soluções criativas e efetivas para a economia do consumo de papel e impressões no Poder Judiciário Estadual. A iniciativa integra o calendário de atividades referentes à Semana do Meio Ambiente.

Durante a abertura da oficina, a magistrada destacou a importância da implementação de soluções simples para a redução de impressão e consumo de papel, “especialmente em unidades judiciais, onde os processos já tramitam eletronicamente”. Ela ressaltou que pequenas mudanças nos padrões culturais e nas rotinas judiciárias e administrativas podem impactar em resultados positivos, sem que seja necessário a ampla utilização de recursos tecnológicos e financeiros.

A oficina foi conduzida pela coordenadora de Inteligência e Inovação, Jaquelline Martins e Silva, que explicou os passos adotados pelo Inovajus para a criação de soluções. “Primeiro, sugerimos a definição e priorização do problema, para então trabalhar as possíveis respostas, promovendo o desenvolvimento do protótipo, a apresentação e a prática da atividade”, destacou.

Segundo a secretária de sustentabilidade do Nursa, Raquel Antonini, que também atuou como facilitadora do workshop, “a redução do consumo de papel integra a política de sustentabilidade e os Indicadores do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, elaborados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no que diz respeito à eficiência operacional, visando excelência na gestão de gastos e a redução do impacto no meio ambiente”.

A diretora de Planejamento Estratégico do TJGO, Mislene Medrado, reforçou durante a palestra a relevância de implementar e reforçar entre as unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário Estadual práticas de economia de papel e impressões. "Os sistemas de processos eletrônicos reduziram a necessidade contínua de impressão de documentos, com exceção para algumas áreas administrativas e de expedição de mandatos", pontuou.

Participaram da oficina diretores e representantes das áreas administrativas, de comunicação social, impressão digital e gráfica, além de equipes de tecnologia da informação, da Diretoria do Foro de Goiânia, de Unidades de Processamento Judicial (UPJ), e de gabinetes de 2º grau. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Girlaydy Costa - Centro de Comunicação Social do TJGO)

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