Teve início, na tarde desta terça-feira (20), a  “Semana da Inovação do TJGO – Diálogos, Criatividade e Inovação”, com a solenidade de abertura realizada no Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, no Palácio Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, e o diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Villas Boas, participaram da abertura. Na oportunidade, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, foi representado pela juíza auxiliar da Presidência, Marina Buchdid.

Em seguida, foi realizada a palestra “Alavancas para a Inovação”,  apresentada pelo professor, doutor e mestre em Educação, Guto Niche. O evento, uma parceria com a Escola Judicial (Ejug) e o apoio do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça de Goiás (Sindjustiça), comemora os quatro anos da criação do Laboratório de Inovação (InovaJus) do TJGO.


Palestras e oficinas

A agenda da Semana da Inovação inclui, até a próxima sexta-feira (23), palestras e oficinas com temas que abordam Inteligência Artificial, gestão e Linguagem Simples. O objetivo é o aprimoramento das atividades desempenhadas por juízas e juízes, servidoras e servidores do Poder Judiciário estadual. O evento também será realizado nas comarcas de Aparecida de Goiânia e Luziânia, em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do TJGO no YouTube.

Durante a solenidade de abertura da Semana da Inovação do TJGO, a coordenadora do InovaJus, juíza auxiliar da Presidência do TJGO Marina Buchdid, agradeceu as presenças e destacou sua satisfação pela comemoração do aniversário de quatro anos do Laboratório de Inovação, como também pela reestruturação do Inovajus. “O evento foi organizado com muito carinho para que as participações sejam colaborativas, e para que todos possam conhecer nossa atividade, que é desempenhada de forma conjunta, buscando, principalmente, contribuir para a melhoria na prestação jurisdicional”, frisou a magistrada.



Para o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino, o evento busca, por meio da integração e informalidade, levar conhecimento às magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário goiano. Aldo Sabino elogiou a programação e, em especial, o primeiro palestrante da semana. “Guto Niche é doutor e mestre em Educação, e tem muito a nos ensinar sobre inovação”, ressaltou.

Inovar é um desafio

De forma descontraída e interativa com o público, o palestrante Guto Niche iniciou a palestra afirmando que o slogan da Semana de Inovação do TJGO reforça as alavancas para a inovação. “ Diálogos, criatividade, inovação. São três verdades que se retroalimentam. Para colocar em diálogo, as pessoas têm que ter disposição às demais. E esse é o caminho para inovar. Uma pessoa precisa estar disposta a outra para que a possamos inovar”, receitou.



Segundo Guto Niche, falar de inovação é um desafio, “porque a maioria das pessoas costuma pensar em algoritmos, em inteligência artificial”. No entanto, afirmou que a base da inovação é a criatividade humana. “Inovação não é só tecnologia, metodologia e ferramental. Inovação é cultura, e culturas são pessoas forjadas ao longo de uma vida”, frisou. E acrescentou: “Falar de cultura de inovação é fundamental. A gente tem que pensar no aspecto antropológico”.



 Inovação demanda entrega

O palestrante também destacou a importância da leitura e da introdução de outros campos de conhecimento para estimular ideias inovadoras. “A gente sempre tem uma desculpa pra não ler. Precisamos introduzir nas nossas leituras outros campos de conhecimento e levarmos tão a sério quanto aos campos que somos apaixonados. Dessa forma, conseguimos ser mais criativos”, reforçou, ao frisar que inovação não combina com procrastinação. “São coisas que não combinam. Inovação demanda entrega”.

Guto Niche finalizou a exposição frisando que a amigabilidade no ambiente de trabalho é fundamental. “Se eu não tiver uma atitude amigável, não vou acrescentar, pelo contrário, irei atrapalhar. Temos que estar abertos ao diálogo e ter uma relação boa com as pessoas para construirmos juntos”, argumentou.


O evento é organizado pelo InovaJus, Laboratório de Inovação do TJGO, que é uma coordenadoria da Diretoria de Planejamento e Inovação.





Presenças

Também estiveram presentes na solenidade de abertura da Semana da Inovação do TJGO, as juízas e os juízes substitutos em segundo grau, Maria Cristina Morgado e Telma Aparecida Alves, Hamilton Carneiro e Gilmar Coelho; a juíza e o juiz auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza, e Reinaldo Dutra; a juíza e os juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça, Soraya Fagury, Gustavo Assis Garcia e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patricia Bretas; as representantes da Secretaria de Estado da Administração, Líbia Maria Batista e Márcia Helena de Castro, além de magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário estadual. (Texto: Carolina Dayrell e Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares e Agno Santos- Centro de Comunicação Social do TJGO)  Veja galeria de fotos

Chat

Suporte TI