O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, lançou, na tarde desta segunda-feira (10), o Programa de Linguagem Simples do Judiciário goiano, intitulado “Simples e Fácil”. O evento foi realizado no Auditório do Fórum Cível da capital e contou com a presença de diversos representantes da magistratura e do funcionalismo do TJGO, além de integrantes dos demais órgãos do sistema de justiça. A cerimônia foi transmitida pelo canal do TJGO no YouTube.

Compuseram a mesa diretiva do lançamento do programa o desembargador Carlos França, o corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim; a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza; a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Bretas; a promotora de Justiça, Caroline Ianhez, que na ocasião representou o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás; Cyro Terra, o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás (OAB-GO); professor Carlos André, representando o presidente da Ordem em Goiás, Rafael Lara, e o diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, ressaltou que o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, idealizado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, é uma política “que vem em boa hora para que os destinatários dos serviços jurisdicionais possam compreender as decisões e pronunciamentos contidos nos atos processuais”. Segundo ele, a prestação de serviços públicos precisa avançar na comunicação direta e acessível. “Quem não se faz compreender não tem condições de prestar um serviço de qualidade”, afirmou o chefe do Judiciário goiano.

Simples e Fácil

Conforme a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, responsável pelo programa no Judiciário estadual, o “Simples e Fácil” foi instituído pelo desembargador Carlos França por meio do Decreto Judiciário nº 2.775/2023. “Desde então temos desenvolvido iniciativas para que as unidades judiciárias adotem a linguagem simples, direta e compreensível a todos os cidadãos na comunicação jurídica”, ressaltou a magistrada.

“Ao longo da evolução vivenciada pelo Poder Judiciário surge a utilização da linguagem simples, que vem dar mais legitimidade ao serviço jurisdicional, possibilitando uma abordagem objetiva, direta e compreensível a todos”, destacou a diretora do Foro da capital, juíza Patrícia Bretas, ao parabenizar o presidente Carlos França pela adoção da iniciativa.

Ana

Durante o lançamento, o diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, explicou sobre o desenvolvimento da Ana, inteligência artificial criada pela Diretoria de Estatística e Ciência de Dados e disponibilizada pelo Judiciário de Goiás para facilitar a compreensão da linguagem e de textos jurídicos. Clique aqui para conhecer

O programa do Judiciário goiano se chama "Simples e Fácil" e tem sido coordenado pela diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO, por meio do Laboratório de Inovação - Inovajus.

Também prestigiaram o evento a juíza e o juiz substitutos em segundo grau Iara Márcia Franzoni e Antônio Cezar Menezes; a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Jussara Cristina Oliveira Louza; a juíza e os juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), Soraya Fagury, Gustavo Assis Garcia e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; a diretora de Foro substituta da comarca de Goiânia, juíza Simone Monteiro; a secretária-geral da Presidência, Dayhenne Mara Martins; a procuradora do Estado de Goiás, Yasmini Falone Iwamoto, representando na ocasião o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda; a secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Thais Cedro, que na ocasião representava o presidente da instituição, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; o diretor e a vice-diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), José Querino Tavares Neto e Sílzia Carvalho, e a coordenadora do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Larissa Elias de Oliveira, além de magistradas e magistrados, servidoras e servidores do TJGO. Galeria

Chat

Suporte TI

Preferências do Usuário
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás utiliza cookies em seu portal para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Aceitar todos
Recusar todos
Funcional
Ferramentas usadas para fornecer mais recursos ao navegar no site, que podem incluir compartilhamento social.
PHP.net
Concordo
Discordo
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objetivo a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
ID5
Concordo
Discordo
Unknown
Unknown
Concordo
Discordo
Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados e medir a eficácia de um site, entendendo como ele funciona.
Google Analytics
Concordo
Discordo
Salvar