Gestão à Vista é um conceito de gerenciamento organizacional que prioriza determinados indicadores de desempenho para serem apresentados em painéis ou quadros visíveis a todos os interessados em pontos estratégicos da organização.

No TJGO esse conceito começou a ser aplicado em 2018 por meio de ferramenta de BI – Business Intelligence com a elaboração de um Painel disponibilizado à Alta Administração com indicadores de despesas e orçamentário.

Desde então o conceito se tornou um Programa com o Objetivo de evidenciar o máximo de indicadores deste Tribunal e indicadores da Estratégia Nacional do Poder Judiciário assim como das Metas Nacionais.

Em 2019 com o olhar na área finalística e procurando mitigar a enorme demanda processual foi criado o Projeto Gestão Fiscal Eficiente que é uma das linhas de atuação, que utiliza o conceito da Gestão à vista, esse Painel conta com vários indicadores processuais dos Processos de Execução Fiscal Municipal. Ele propiciou maior eficiência na gestão do acervo processual e junto com as Procuradorias dos Municípios, Executivos Municipais e Câmaras Municipais, possibilitou a elaboração e/ou atualização monetária dos valores de alçada, reduzindo sobremaneira a entrada de novos processos e ainda redução do acervo existe na unidade judiciária. Como resultado, em uma única Comarca foi possível reduzir em 6 meses, 40% do acervo de executivo fiscal.

Novos Projetos foram originados pelo Gestão à vista, entre eles o Painel Gerencial das Metas Nacionais de 2022 estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça. Com o intuito de disponibilizar informações que oportunizem a visualização do cenário atual e ajudar na gestão e na tomada de decisão dos magistrados nas Unidades Judiciárias. Assim que o CNJ disponibiliza o glossário ele é desenvolvido de forma colaborativa com os atores do TJGO (magistrados, servidores, Juízes Auxiliares da Presidência e da Corregedoria), possibilitando assim, uma rotina de monitoramento dos processos em curso nos 1º e 2º Graus de jurisdição, Juizados e Turmas Recursais.

Objetivos:

    - Agilizar a prestação jurisdicional com a implementação de ações a partir de dados;
    - Fomentar a governança pela gestão de dados e transparência;
    - Oferecer ferramentas para que a Presidência e a Corregedoria-Geral da Justiça possam planejar ações de auxílio e acompanhamento das unidades judiciárias;
    - Propiciar ao magistrado realizar a gestão da unidade a partir de indicadores (metas nacionais), assim como o acompanhamento e cumprimento das metas;
    - Propiciar maior transparência.

Chat

Suporte TI