“Se eu fosse realizar todas essas audiências, eu levaria mais de um ano. Com esse projeto, resolvemos tudo em dois dias.” Foi fazendo referência às mais de 400 audiências programadas para esta edição do Justiça Ativa, que a juíza e diretora do Foro, Vivian Martins Melo, abriu, oficialmente, nesta quinta-feira (14), os trabalhos na comarca de Santa Terezinha de Goiás.

Há quase três anos, a comarca de Santa Terezinha de Goiás conta apenas com a presença de juiz substituto. Com isso, cerca de 4 mil processos estão acumulados, tanto da área criminal, como da cível. A maior demanda diz respeito às ações previdenciárias.

Outro desafio da comarca é em relação a processos que envolvem garimpeiros. “Por ter sido uma região de garimpo, os profissionais envolvidos em algum crime foram embora, o que e dificultou o acesso às partes. Por isso, a demora para a conclusão de alguns processos, que se arrastam há anos”, conta a juíza Vivian Martins.

Patrícia Dias Bretas (Aurilândia), Mábio Antônio Macedo (Goiânia), Hugo Gutemberg Patino de Oliveira (Goiandira), Andrey Máximo Formiga (Estrela do Norte), Alessandro Luiz de Souza (Cachoeira Alta), Luciana Nascimento (Turvânia), Decildo Ferreira Lopes (Goianésia), Heloísa Silva Mattos (São Luiz de Montes Belos), Mateus Milhomem de Souza (Anápolis), Rodrigo Brustolin de Melo (Porangatu), Alessandro Mando e Silva (Rubiataba), Rinaldo Aparecido Barros (Jaraguá) e Jonas Nunes Resende (Ceres) são os 13 juízes que deixaram suas comarcas de origem e marcaram presença no mutirão de audiências.

Parceiros
Para a realização do evento, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) - subseção de Crixás  e do Ministério Público de Goiás. Nesta edição do Justiça Ativa, quatro promotores estão engajados no projeto. Para o promotor de Justiça Felipe Oltramari “o projeto é bem-vindo na medida que aproxima a sociedade do sistema de justiça e, ao mesmo tempo, consegue dar vazão a crescente demanda no que tange as audiências”.

Motorista tem liberdade garantida


O motorista de 43 anos, Ronan Assunção Miranda, chegou algemado ao Fórum de Santa Terezinha de Goiás na manhã desta quinta-feira(14). Ronan foi intimado devido a um processo em que é acusado de agressão contra sua esposa. Ele foi preso há doze dias, depois que se envolveu em um acidente ao dirigir embriagado. O segundo processo não estava em pauta, mas por iniciativa do juiz Rodrigo Brustolin e o promotor de justiça Marcelo de Freitas foi solicitada a inclusão.
Logo após a audiência ele foi colocado em liberdade. “Em menos de uma hora todos os meus problemas foram resolvidos. Um projeto como esse beneficia pessoas que assim como eu sofrem com uma pendência na justiça”, comemorou o motorista. (Texto: Geovane Gomes - Centro de Comunicação Social do TJGO)