O juiz da 1ª Vara Criminal de Crimes Dolosos Contra a Vida, Jesseir Coelho de Alcântara, se reuniu com diretores e coordenadores de de faculdades e universidades, na tarde desta quinta-feira (21), no 1º Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). O objetivo da reunião é melhorar o projeto Júris em Faculdades, idealizado por ele há cinco anos.

De acordo com Jesseir é preciso que as universidades melhorem a infraestrutura para a realização dos julgamentos, como a utilização de mobiliário adequado e equipamentos de informática que permitam o bom andamento dos júris.

Ainda segundo o magistrado, é preciso valorizar o projeto, que tem como foco levar aos alunos, principalmente da área de Direito, conhecimento prático de como funciona um júri em tempo real, pois muitos só conhecem por meio da mídia. “Os alunos vão receber nas instituições uma verdadeira aula prática, sem precisar sair das faculdades e virem até o Tribunal do Júri”, enfatizou.

Veronildo Moura é diretor-geral da Fac Lions e veio para reunião com o intuito de melhorar a estrutura da sua instituição de ensino para acomodar melhor os profissionais e alunos que trabalham e acompanham o júri. "É com parcerias entre o poder judiciário e as instituições de ensino que as aulas práticas se tornam mais atrativas para alunos", disse. Ainda de acordo com Veronildo Moura, “o aluno além tem a oportunidade de aprender, vivenciar e interagir com o juiz e estudantes de outras faculdades”.

Só em Goiânia existem 12 faculdades que ministram o curso de Direito. O projeto tem um boa atuação na capital, já desperta interesse pelo interior do Estado. Participaram do encontro, Marcelo de Rezende, professor da faculdade Cambury e Escola Superior Associada de Goiânia (ESUP); Maria de Fátima Diniz, coordenadora pedagógica da Faculdade Padrão; Diogo Bernardino e Maria Izabel de Melo, coordenadores do curso de Direito da Faculdade Alfa, e Isabel Maria de Sousa, coordenadora no Núcleo de Práticas Jurídicas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Compareceram, ainda, Gaspar Alexandre Machado, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG); Fátima de Paula, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídica da Uni- Anhaguera; Arthur Ramos, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Sul Americana (FASAM), e Luciana Moura Lima, supervisora do Núcleo de Práticas Jurídicas das Faculdades Objetivos de Goiânia. (Texto: Maria Lúcia Viana - Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)