De iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), será realizado nesta segunda-feira (6), a partir das 8h30, no Auditório do Tribunal de Justiça, o curso de capacitação do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A abertura será procedida pela corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, e contará também com a participação do juiz Wilton Müller Salomão (foto), auxiliar da CGJGO e que está à frente do mutirão carcerário deste ano.

O evento é voltado para escreventes e escrivães e terá como temas o funcionamento e as rotinas do BNMP, inseridos na realização do mutirão carcerário de 2013. Estão entre os palestrantes as juízas Camila Nina Erbetta do Nascimento, da 12ª Vara Criminal de Goiânia, Vivian Martins Melo (substituta), de Crixás, além do diretor de Administração e Operações da CGJGO, Leonardo Pereira Martins e  Ernani Sérgio Magalhães, escrivão da 12ª Vara Criminal de Goiânia

No ocasião, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da CGJGO, Luís Maurício Bessa Scartezini abordará a criação e alimentação do BNMP, sua interação com a polícia judiciária, controle de prisões e internações, além dos mecanismos da Justiça do Século 21. Ao final do evento, todos os participantes receberão certificado.

O sistema BNMP, regulamentado pela Resolução nº 137, de 13 de julho de 2011, do CNJ, tem como objetivo facilitar o conhecimento por qualquer pessoa e o cumprimento de diligências por parte das autoridades policiais, assim como auxiliar os juízes no exercício da sua jurisdição. (Texto: Myrelle Motta - assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)