Nestas segunda e terça-feiras (24 e 25), foram realizadas mais de 300 audiências relativas ao seguro DPVAT na comarca de Rio Verde. Ao fim, 73,23% das bancas entraram em acordo e movimentaram mais de R$ 777 mil.

Participaram do movimento de conciliação os juízes Vitor Umbelino Soares Júnior, diretor do Foro e titular do 3º Juizado Especial Cível e Criminal; Rodrigo de Melo Brustolin, da 3ª Vara Cível e Lídia de Assis e Souza Branco, juíza da 2ª Vara Cível, além de vários conciliadores voluntários e advogados do município, que desempenharam papel fundamental para orientar a população.

Coordenador do Movimento da Conciliação na região, Vitor Umbelino ressaltou o papel extremamente relevante de eventos como esses para a sociedade e, principalmente, para a comunidade rioverdense, “uma vez que as partes põem fim a conflitos que provavelmente se estenderiam por meses ou anos, em uma única audiência”. Para o magistrado, o instituto da conciliação contribui não apenas para a solução rápida dos conflitos, mas também para a redução do acervo processual da comarca, resultando por fim na concretização de uma justiça mais célere e efetiva, que atenda à Constituição Federal.

O juiz Rodrigo de Melo Brustolin, por sua vez, afirmou que iniciativas como essa são válidas, pois “é preciso criar uma nova cultura da conciliação, não só entre os operadores do Direito, mas também junto à própria população”. Para ele, “isso só será possível pela transformação de iniciativas como esta em prática generalizada no dia a dia do magistrado e do jurisdicionado", observou. (Centro de Comunicação Social do TJGO)