Até o fim deste mês, todas as comarcas do Estado terão sistema de gravação audiovisual nas salas de audiência. A informação é do diretor de Informática do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Antônio Pires, para quem o sistema é um dos mais inovadores do País.

No fim deste mês, será finalizada a última estapa do projeto, iniciado em 2010, com a implantação do software em 27 comarcas, num total de 44 salas de audiência. Com isso, as 127 comarcas do Estado passarão a contar com 361 salas equipadas com o material. 

A gravação das audiências se dá por meio do software denominado DRS- Audiências, considerado de simples operação. “Os equipamentos de áudio e vídeo nas comarcas, basicamente microfones e webcam, são instalados pelos técnicos da Diretoria de Informática", salientou.

Para o juiz Aureliano Albuquerque Amorim, da 4ª Vara Cível de Goiânia, a utilização do recurso traz benefícios tanto para a administração quanto para as partes do processo. “A modificação permite a utilização do sistema de gravação, dispensando a redação de atas e tornando mais ágil o procedimento”, pontuou.

Com isso, ainda de acordo com o magistrado, se utilizada a ferramenta, o tempo de audiência, que dura em média uma hora por testemunha, cai para 15 minutos. “O sistema evita o desgaste das testemunhas, reduz principalmente o estresse, além de dar celeridade à prestação jurisdicional”, frisou. (Texto: Arianne Lopes - Foto: Wagner Soares  – Centro de Comunicação Social do TJGO)