Diante de um auditório lotado de alunos, professores e diretores de escolas municipais acompanharam a implantação do Programa Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola, realizada nesta qunita-feira (29), na comarca de Rio Verde.

O projeto é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com as prefeituras municipais e a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), e tem como objetivo divulgar as funções, atividades, estrutura e órgãos do Poder Judiciário para proporcionar aos cidadãos acesso a conhecimentos necessários do sistema de Justiça, bem como maior integração e proximidade entre magistrados e comunidade.

“Este é um projeto que nos engrandece, que nos orgulha. Por meio dele, estudantes vão aprender mais sobre os seus direitos e deveres. É um projeto que proporciona, dentro das escolas, discussões sobre os direitos, mas também a importância de se cumprir os deveres”, destacou o juiz-auxiliar da Presidência Reinaldo Alves Ferreira, que representou o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula.

Ele ressaltou ainda a importância da participação dos professores para a execução do projeto. “Vocês, professores e coordenadores tem um papel decisivo e precisam entender a importância que tem; porque sem essa colaboração nada poderia ser feito”, frisou.

O diretor do Foro local, juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, explicou aos presentes as etapas do programa. Segundo ele, os alunos do 4° ano da rede pública de Rio Verde vão receber a Cartilha da Justiça em quadrinhos, que conta com 42 páginas e traz histórias onde o personagem Brasilzinho fala sobre os três poderes, a polícia, os caminhos da Justiça, o promotor e nossos direitos. Ele esclareceu ainda que ao final dos encontros será realizado um concurso de redação, com o objetivo de premiar alunos e as escolas que participam da ação.

O prefeito, Juraci Martins, elogiou a ação do Tribunal goiano em se preocupar com o futuro das crianças. “É uma forma de formar novos cidadãos é a Justiça pela educação”. Para ele, os poderes podem, juntos, estabelecer ações necessárias para a construção de um país melhor. Além disso, o prefeito observou que, antes, o Judiciário era mais distante do povo, “mas isso mudou, qualquer um pode ir ao fórum, por exemplo, para tirar dúvidas”. 

O secretário municipal de Educação, Lindomar Barros dos Santos, informou que os professores e coordenadores “abraçaram” a iniciativa do Poder Judiciário e que vão se empenhar ao máximo para a efetivação do projeto. “As crianças têm um papel fundamental, pois elas são multiplicadoras do conhecimento que vão adquirir, por isso acreditamos tanto nelas. E o programa, de fato, serve como incentivo para que os pais participem mais da educação dos filhos”, afirmou.

Segundo ele, serão mais de 2 mil alunos beneficiados com o projeto, em um universo de 22 mil em toda a rede municipal. “Rio Verde precisa de iniciativas como esta. Somos capazes de fazer um país melhor”, finalizou. 

Para Aneide Pereira da Silva, coordenadora do Ensino Rural da Secretaria de Educação de Rio Verde, o programa pode ser considerado como um suporte de relacionamento entre pais e filhos, além facilitar a comunicação familiar. Há mais de 20 na educação, ela ressaltou que a escola é um grande referencial para os alunos e, ao unir educação e Justiça, contribuirá para uma Justiça mais acessível e pessoas mais participativas. “Esse casamento é chave para a garantia de uma sociedade mais justa e igualitária”, observou.

Pequenos e sábios

Os pequenos João Vítor Gomes da Silva e Júllia Ketleny Pereira de Paula (foto) estudam em escolas diferentes e não se conhecem, mas tem muitas coisas em comum. A primeira delas é o sonho de serem advogados quando crescerem. Além disso, eles sabem muito bem o que é certo e errado. “Sei que para querer ser alguém vou ter que estudar muito e sei também que não posso riscar a parede da escola”, disse Júllia.

Aos 9 anos, as crianças nunca imaginaram que iriam conhecer um juiz de perto. “Ele está tão perto da gente e disse que podemos ir ao fórum”, disse João Vítor. Apesar de jovens, as crianças entenderam como será o projeto e o que terão de fazer daqui para frente. “Tudo o que minha professora falar, vou falar para minha mãe e para os meninos da minha rua”, afirmou.

Na solenidade de lançamento, realizada no auditório da Faculdade Almeida Rodrigues, estiveram presentes o secretário de gestão estratégica do TJGO, Leonardo Rodrigues de Carvalho; juiz Márcio Morrone, da comarca de Rio Verde; Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira, delegado-regional de Polícia Civil; Diretora da Faculdade Almeida Rodrigues, Alba de Almeida Rodrigues; Gestora pedagógica da Faculdade, Marli Rodrigues de Sousa; entre outras autoridades locais. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja nossa galeria de fotos