O juiz Rogério Carvalho Pinheiro, da 8ª Vara Criminal de Goiânia, converteu em preventiva a prisão em flagrante de Johny Felix Amorim, um dos envolvidos no assalto a uma joalheria localizada no Shopping Flamboyant, na capital, no dia 10.

Ele acatou pedido do Ministério Público, que alegou a alta periculosidade de Johny e a gravidade do crime cometido mediante grande violência e grave ameaça, num centro comercial lotado de pessoas, quando, para empreender fuga, ele e seus comparsas (incluindo um adolescente) trocaram tiros com seguranças e ainda restringiram a liberdade de um taxista para escapar do local.

Rogério Carvalho classificou o crime como de “extrema periculosidade”, já que expôs em perigo a vida de funcionários e consumidores do shopping, além do fato de, conforme artigo 313, inciso I do Código Penal, ser punido com pena máxima superior a quatro anos.

“Ademais, verifica-se que o assalto abalou a confiança da população em geral, já que muitas pessoas buscam estes centros comerciais, cientes da maior segurança existente nesses locais, desta feita, exige-se também maior reprovabilidade do agente diante da culpabilidade demonstrada nessa ação criminosa”, afirmou o juiz. Ele observou ainda não se ter notícia de dados acerca de residência e ocupação lícita do réu, o que poderia atrapalhar a instrução criminal e a aplicação da lei penal. (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)