O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) lançou, na tarde desta segunda-feira (7), no salão nobre da Presidência, o Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental, que tem por finalidade fortalecer projetos e ações relacionados ao contexto socioambiental.

 

Para a juíza e coordenadora do Núcleo, Camila Nina Erbetta Nascimento e Moura a ação vai concentrar os bons projetos sociais e ambientais que já existem no TJGO, além de fomentar a criação de outros com a mesma vertente. A magistrada, que atua na 12ª Vara Criminal de Goiânia, frisou que quase 30% dos crimes ambientais que chegam às suas mãos são infrações possíveis de serem evitadas, como pesca e caça ilegais, além da destruição do meio ambiente de Áreas de Proteção Permanente (APPs).

Segundo Camila Nina, o núcleo proporcionará uma aproximação do judiciário com a sociedade goiana, pois, também será responsável por implementar iniciativas simples, mas de grande importância para a área ambiental, como a economia de papel e de água e a implantação de coleta seletiva em todas as comarcas do Estado.

Para a magistrada, "os tempos modernos exigem das entidades maior responsabilidade social e ambiental, e, pensando nisso, o TJGO vai implementar ações de inclusão social na Justiça estadual, sob o prisma ambientalmente correto, socialmente correto e justo e, ainda, economicamente viável, características básicas da sustentabilidade".

A instituição do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO está prevista na meta 9 do Plano Estratégico 2013/2015, que busca alavancar recursos que auxiliem os magistrados já responsáveis por projetos como Justiça Plena, Justiça Terapêutica, Justiça Ativa e Justiça Educacional, entre outros. Também atende à Recomendação nº 11 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 22 de maio de 2007, que atribui aos tribunais a responsabilidade de adotar políticas públicas, visando à formação e à recuperação de um ambiente ecologicamente equilibrado.

Estavam presentes na solenidade de apresentação, o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula; o juiz-auxiliar da Presidência, Reinaldo Alves Ferreira; a corregedora-geral da Justiça do TJGO, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, o desembargador Itaney Francisco Campos, e o juiz-auxiliar da Corregedoria, Wilton Müller Salomão, além do diretor do Foro, juiz Átila Naves Amaral.

Também acompanharam a solenidade, o diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior; o secretário-geral da Presidência, Fernando Sousa Chaves; a coordenadora do Programa Justiça Terapêutica, juíza Maria Umbelina Zorzetti; além da Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Goiás, Suelena Carneiro Caetano, e demais autoridades e servidores do TJGO.

Os interessados em levar projetos e ações desta área para a comarca devem entrar em contato com o Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . (Texto: Jovana Colombo – estagiária / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)