O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoverá, nesta sexta-feira (1º), a partir das 14h30, no auditório principal, palestra sobre cuidados com a saúde, prevenção e controle do câncer de mama, ministrada pelo médico Geraldo Henrique. Ao final, será sevido um coffe break e haverá um sorteio de várias bolsas de aula de pilates em academia especializada, no Setor Oeste.

A atividade integra a programação da Semana do Servidor e marca a adesão do TJGO ao Outubro Rosa, período de mobilização mundial para alertar as mulheres sobre a doença.  Na ocasião, Geraldo Henrique alertará os participantes sobre fatores de risco do câncer de mama, como a ingestão de bebidas alcoólicas e vida sedentária, e informará os principais sintomas da doença, além de dar detalhes sobre as formas de tratamento.

Pesquisas apontam que 90% das alterações na mama são descobertas pelas próprias mulheres. “É uma doença grave, se não descoberta a tempo. Se diagnosticada no início, a chance de controle e cura é muito maior”, disse o médico.

Geraldo Henrique também vai falar sobre medicina ortomolecular, área que procura detectar e corrigir os desequilíbrios das funções celulares, antes que se desenvolvam doenças e, na ocorrência delas, somar suas propostas aos tratamentos. Seu diferencial está em avaliar os sintomas clínicos e subclínicos apresentados pelo paciente, com suas peculiaridades individuais, somada às condições ambientais (de trabalho, emocionais, hábitos de vida, alimentares, exposição a xenobióticos) e em acrescentar aos tratamentos específicos a cada doença os 45 nutrientes básicos ao metabolismo, caso sejam necessários. (Texto: Gizely Cândida - Centro de Comunicação Social do TJGO)