A Vara da Infância e da Juventude da comarca de Formosa promoveu, no último sábado (30), o 1º Curso de Preparação para Adoção, denominado "Construtor de Pontes". No evento, o juiz titular da 1ª Vara Cível, da Infância e Juventude de Formosa, Lucas Siqueira, abordou os aspectos legais da adoção.

O objetivo do encontro é fomentar a reflexão, o esclarecimento e a preparação dos candidatos à adoção sobre seus aspectos sociais, psicológicos e jurídicos, conforme o artigo 50 § 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Destinado aos pretendentes à adoção na cidade de Formosa que se encontram habilitados no Cadastro Nacional de Adoção, o curso proporcionou aos participantes o conhecimento necessário sobre a legislação vigente, em relação ao cadastro e processo adotivo, informando a realidade das crianças ou adolescentes que se encontram aptos à adoção, e ainda uma reflexão em relação aos preconceitos e mitos que envolvem esse processo.

O encontro contribuiu para tirar dúvidas e dar mais segurança aos candidatos, e permitiu, ainda, que eles compartilhassem seus sentimentos com pessoas que também anseiam por adotar um filho.

Estavam presentes a coordenadora e a psicóloga da instituição de acolhimento do município, Solange Farias e Ana Carolina Coleone, respectivamente. O planejamento e execução do curso ficou a cargo da Equipe Interdisciplinar da Infância e Juventude, composta pela assistente social Lorena Araújo Oliveira, com o auxílio das estagiárias Waldomira Duarte e Raquel Siqueira Dourado.(Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)