Três novos sistemas informatizados - o Sistema de Ponto Eletrônico (SPE), o Diretoria de Informática Atende (DI Atende) e as Designações Informatizadas, por meio do Processo Administrativo Digital (Proad) - foram apresentados a todos os gestores de pessoas das comarcas goianas, bem como a diretores de Foro de 20 comarcas consideradas polos. A reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (16), no Auditório Jorge Moraes Jardim, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

O diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior, ressaltou que o SPE permitirá que os servidores registrem seus pontos, a partir de um sistema informatizado. "Vai permitir, ainda, o acúmulo dos bancos de horas e os descontos necessários para que a jornada de trabalho seja efetivamente cumprida”, observou, acrescentando: "aqueles que laboram em sobre-jornada poderão compensar no futuro as horas acumuladas”. O sistema entrará em vigor no dia 7 de janeiro de 2014, com período de 90 dias para adaptação.

Outro sistema, o  DI Atende, permitirá aos magistrados e servidores solicitarem o reparo de equipamentos de informática na própria comarca. Com isso, não será mais necessário que se desloquem de suas respectivas comarcas para o TJGO, afim de reparar ativos de tecnologia da informação (TI). Isso será possível com um contrato firmado entre o tribunal goiano e técnicos terceirizados, competentes para atender prontamente essas necessidades.

Wilson Gamboge ressaltou que, além de otimizar o trabalho nas comarcas,  “o DI Atende reduz o risco de vida de servidores e magistrados que precisavam pegar a estrada para solicitar um simples reparo em equipamentos eletrônicos”.

O último sistema a ser apresentado aos gestores e magistrados do TJGO é relativo às designações informatizadas, por meio do Proad. Ele permitirá, de agora em diante, que as indicações que os magistrados fazem para composição de seus respectivos gabinetes ou indicações de servidores para funções por encargos de confiança, se dêem exclusivamente num sistema informatizado, desenvolvido para este fim. “Deixamos de lado as velhas indicações no papel e passamos para a Era da informática para a indicação de servidores das comarcas”, comentou Gamboje. (Texto: Jovana Colombo – estagiária / Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)