O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, abriu, nesta terça-feira (28), o Mutirão Previdenciário na comarca de Santa Helena.  O mutirão integra o Programa Acelerar, que tem o objetivo tornar ágil o julgamento de ações repetitivas e complexas.

Durante a abertura, o desembargador-presidente destacou a atenção especial que tem buscado dispensar às comarcas do interior do Estado. “No ano passado fiquei envolvido com questões administrativas e internas. Agora, a nossa vontade e perspectiva é de visitar o máximo de comarcas e acompanhar de perto as reivindicações que serão apresentadas”, afirmou. Para Ney Teles de Paula, eventos como este devem ser prestigiados, pois é o momento em que população e magistrados estão juntos.

O prefeito Judson Lourenço da Silva, elogiou o Poder Judiciário pela iniciativa que, segundo ele, viabilizará uma prestação jurisdicional mais rápida. “O mutirão traz benefício para todos. O judiciário ganha em ter o número de processos reduzidos, a população por ter os seus anseios atendidos e o município por receber injeção de recursos financeiros”, frisou.

O prefeito agradeceu a atenção do TJGO com a população santa helenense. Ele lembrou que os pleitos solicitados à atual administração há um ano foram atendidos. “O poder Judiciário está de olhos abertos para as nossas demandas e a prova disso é que, em março passado, fomos até ao presidente Ney Teles de Paula e pedimos juízes para a comarca e vieram dois”, pontuou ao se referir aos magistrados atuantes na comarca, Luciano Borges da Silva e Francielly Faria Morais.

De acordo com o presidente da subseção da OAB-GO de Santa Helena de Goiás, Adílio Evangelista Carneiro, o programa consiste numa "concentração de esforços onde todos vão de encontro aos mais carentes de Justiça”. Para ele, o mutirão representa a democracia, pois todos os envolvidos querem ver a rapidez da prestação jurisdicional, além dos cidadãos terem seus direitos assegurados. “Parabéns pela iniciativa que vai desafogar o judiciário. Vocês fazem Justiça e colaboram com a sociedade”, finalizou.

Encontro com servidores
Durante a visita, os servidores da comarca de Santa Helena se reuniram com Ney Teles de Paula, afim de fazerem sugestões à atual administração. Lúcia Lino Araújo Maia, escrivã na comarca há 20 anos, disse que essa é a primeira vez que os servidores recebem a visita dos administradores do Tribunal goiano. “Isso nos dá mais ânimo e motivação porque sentimos que somos ouvidos”, disse.

Além do presidente, também estiveram presente o diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior; secretário-geral da Presidência, Fernando Sousa Chaves; diretor de Informática, Antônio Pires; juiz-auxiliar da Presidência, Reinaldo Alves Ferreira; juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, coordenador do Núcleo Processual Previdenciário do Projeto Acelerar; juiz Luciano Borges da Silva, diretor do Foro loca; juíza substituta Francielly Faria Morais ; juiz da comarca de Estrela do Norte, Andrey Máximo Formiga e o diretor da Divisão de Apoio ao Interior do TJGO, Paulo de Castro. Participaram, ainda, servidores que integram a equipe do Projeto Acelerar Previdenciário e o do Poder Judiciário local. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos