Com o objetivo de aumentar a efetividade do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, foi realizada, na quinta-feira (20), no auditório da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, uma reunião com representantes de todos os segmentos da área.

A convocação extraordinária foi feita pelo juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Carlos Magno Rocha da Silva, que ressaltou a importância da integração de todo o sistema de segurança pública do Estado para coibir ações como a que aconteceu no último jogo do Goiás e Vila Nova.

“O que percebemos é que é preciso que a rede que engloba os órgãos de segurança funcione. Todo o aparato de pessoas que envolvem esses segmentos deve se comunicar e interagir. Há a necessidade de criação de um centro de comando que aglomere todas essas pessoas”, ressaltou.

Segundo o juiz-auxliar da Presidência, esse é o primeiro passo para que o juizado possa agir de forma mais rápida e eficiente para coibir os excessos e todas as ações criminosas que geralmente ocorrem nos estádios de futebol e em outros eventos.

Para o juiz Clauber Costa Abreu, da 15ª Vara Cível de Goiânia e coordenador do Grupo de Trabalho para Grandes Eventos (GTGE), o juizado por si só não tem sido suficiente para coibir esse tipo de ação. Para ele, é fundamental que exista um coordenação das atividades dos demais órgãos da área da segurança. O grupo foi criado no âmbito da 

Secretaria de Segurança Pública e se reúne previamente pata traçar estratégicas de organização desses grandes eventos, não só de futebol, mas atrações culturais também, que acontecem em Goiânia e no Estado.

Juizado

Também presente na reunião, a juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, fez questão de ressaltar que os agentes de proteção do juizado estão sempre nesses eventos, mas lembrou que os agentes não tem o poder de polícia. “A atuação deles é de fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas, o ingresso de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis, a entrada sem a documentação, entre outras”, explicou.

Sobre o Juizado do Torcedor e Grandes Eventos


De acordo com Carlos Magno, a Presidência do TJGO encaminhará, nos próximos dias, à Corte Especial do Tribunal para apreciação uma minuta que regulamenta o funcionamento do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos. Segundo ele, na unidade judiciária em funcionamento atualmente, juízes e equipes de plantão atuam no Estádio Serra Dourada de forma voluntária e, juntamente com servidores, presidem audiências de competência dos juizados especiais criminais. Além disso, o juiz tem a jurisdição estendida para crimes mais complexos, como homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)