Seguem, nesta sexta-feira (7), no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), os eventos comemorativos ao Dia Internacional da Mulher, com apoio do Centro Médico, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmet), Comitê do Judiciário Goiano pela Cultura de Paz (Justipaz) e Diretoria de Recursos Humanos (DRH).

Pela manhã, no Salão Nobre da Corte Especial, a coordenadora do Justipaz, Maria de Fátima Comin, realizou técnicas de meditação, seguindo o foco do evento que é a saúde da mulher. Na ocasião, ela lembrou que a meditação além de ajudar a lidar melhor com o estresse diário, promove a longevidade das células.

Seguindo a programação, às 14 horas, e no mesmo local, a professora e coordenadora de yoga na Unipaz Goiás, Marta Molinari, irá meditar com as interessadas.

Diferentemente de outras técnicas, a meditação transcendental não tem cunho religioso nem requer rituais ou a repetição de complicadas palavras em sânscrito, língua indiana predominante em religiões como o budismo e o hinduísmo. Basta se sentar - e não precisa ser na clássica posição de lótus -  e meditar, sem a necessidade de total isolamento. No chão ou numa cadeira, num sítio bucólico ou numa movimentadíssima avenida, não importa. O resultado é o mesmo, desde que a pessoa se mantenha numa posição que não force os ossos nem os músculos. A meditação age de forma surpreendente desde os minutos iniciais, permitindo que o corpo descanse duas vezes mais do que durante o sono.

Durante todo o dia, professores de educação física do SESI estarão no hall do TJGO oferecendo a Quick Massage, que é o mais inovador sistema de massagem rápida. Mais que uma massagem manual relaxante e antiestresse, a Quick Massage é uma solução terapêutica rápida, de baixo custo e disponível em qualquer hora e lugar. A posição é confortável e relaxante, aproxima-se da posição fetal e permite que o massagista atue, de maneira fácil e com ótimos resultados, na cabeça, pescoço, ombros, costas e região lombar.

Para o professor Marcus Vinícius, a massagem é extremamente eficaz e trabalha as regiões de maior tensão no corpo, produzindo resultados benéficos para as servidoras. Para a servidora Ângela Alves, secretária executiva da Presidência, as atividades desenvolvidas no evento elevam a autoestima e promovem a interação entre as servidoras. “Ótima iniciativa! O Tribunal está de parabéns”, avaliou a servidora. (Texto: Gizely Cândida / Foto: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos