11005660 906043476085334 876163743 nA definição da Semana Nacional do Júri foi o tema discutido pelos juízes Átila Naves Amaral, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, e Felipe Vaz de Queiroz, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), na tarde desta quinta-feira (12), em Anápolis. Eles estiveram reunidos com os magistrados da comarca Eduardo Walmory Sanches e Lara Gonzaga de Siqueira. 

 

Anápolis foi escolhida como a comarca Enasp 2015 em razão do número de processos que se encaixam na meta. A Semana Nacional do Júri será realizada em todas as comarcas do Estado de Goiás do dia 13 a 17 abril. “Decidimos realizar a Semana Nacional do Júri com aproximadamente 15 julgamentos. O encontro foi proveitoso porque já começamos a separar os processos para dar andamento, coordenar a logística e preparar os funcionários”, explicou a juíza Lara Gonzaga.

Para a escrivã, Patrícia Maria Viegas, com a disponibilidade e o comprometimento da equipe espera-se que os processos designados sejam 100% julgados. “Pretendemos ter êxito como nos últimos dois anos quando a 4ª Vara Criminal entrou na Meta Enasp”, tenciona.

Felipe Vaz afirma que com o apoio dos juízes, dos servidores e da sociedade local, Anápolis concluirá 100% dos júris. “ A reunião foi produtiva. Já foram pré-definidos os locais da realização do júri e os processos que serão julgados”, atestou. Participaram também do encontro a secretária do fórum local, Lia Di Clemente e a servidora Mislene Medrado. 

A comarca Enasp

A comarca Enasp tem o objetivo de atuar fortemente para a redução de processos referentes a crimes contra a vida. É uma das formas de ajudar o Poder Judiciário a cumprir a Meta de Persecução Penal da Enasp, que consiste em julgar as ações penais de homicídios dolosos. Criada em 2010, a Enasp é uma parceria do CNJ com o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no combate à violência.

(Texto: Jéssica Fernandes – Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás e Centro de Comunicação Social do TJGO)