Já está aberta ao público a exposição Travessia, do artista plástico Santana Rosa, que poderá ser vista até o dia 11 de março no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Estão expostas mais de 35 peças, como telas em tintas acrílicas, totens de madeira e tacapes (armas indígenas).

Eurípedes Santana Rosa nasceu em Goiânia, mas iniciou sua carreira artística em Cuiabá (MT). Com 40 anos de carreira, Santana expôs em diversas cidades brasileiras e em países como Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Itália, Espanha e China, entre outros. Já ganhou prêmios nacionais, recebendo também criticas positivas internacionais. Seu trabalho, voltado para a cultura indígena e o Cerrado brasileiro, faz também uma homenagem aos Carajás – única tribo genuinamente goiana – retratando objetos e símbolos significativos para a cultura deles. Aos 40 anos, deixou a carreira de representante comercial para se dedicar exclusivamente à arte. Viveu em Cuiabá por sete anos, em seguida mudou-se para Pirenópolis, onde viveu por 11 anos. Há um mês, voltou para Goiânia, sua cidade natal.

Autodidata, Santana (foto) afirma não ter influência de nenhum artista. De acordo com ele, a inspiração vem de si mesmo e das viagens realizadas nas fazendas da Funai, na época em que trabalhava como representante comercial.

Recentemente fez uma exposição no Museu de Arte de Goiânia para a comemoração dos 40 anos de carreira e de seus 60 anos de vida. Foi a maior exposição realizada no Museu em termos de tempo exposto, ficando por 110 dias aberta ao publico, e em números de obras, ocupando todo o espaço do local. No TJGO, poderão ser vistos parte do acervo da última exposição, à qual foram agregadas peças selecionadas do acervo de Pirenópolis, o que torna a exposição inédita ao publico.

O artista planeja também fazer uma exposição no Centro Cultural Cora Coralina, mas dessa vez apenas de totens e a céu aberto. Segundo ele, o goiano não tem o hábito de frequentar galerias, então vê essa abordagem como uma forma inovadora de levar a arte para todos. “A arte tem que ir aonde o povo está”, complementa Santana, que ainda pensa em levar os totens para os terminais de ônibus da capital e fazer oficinas de arte para crianças em escolas.

Mística cultural

Marcando o início da atividade cultural do ano de 2016 no TJGO, a exposição, aberta na quarta-feira (17), contou com a presença do assessor cultural do Tribunal, Gabriel Nascente, para quem a exposição vem "prazerosamente enriquecer o conteúdo de futuras exposições em nível de qualidade a serem realizadas ao longo do ano". Segundo ele, a exposição de Santana é inspirada na mística cultural indígena. “Não conhecia o trabalho dele, mas estou gostando bastante visualmente. É realmente muito interessante”, elogia, por sua vez, o desembargador Olavo Junqueira, que compareceu à abertura da exposição.

O presidente da União Brasileira de Escritores, Edival Lourenço, diz conhecer e ser fã do trabalho de Santana há muito tempo. Para ele, os quadros estão bem representativos com os grafismos Carajá, acompanhados do grafismo moderno. “Existe uma contraposição, tanto de elementos formais, quanto de cores. Disso, resulta um efeito muito legal”, afirma ele, que tem mais de 30 peças do artista em seu acervo particular.

Na abertura, também estave presente o ex-presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, que admite não conhecer muito de arte, mas de gostar muito do que viu. “Estou bastante impressionado com a beleza, a alternância de tantas cores. É sempre bom contemplar a beleza e os trabalhos hoje aqui inaugurados são muito especiais."

O desembargador Itaney Francisco Campos, presidente da Comissão Cultural do TJGO, afirma que o intuito da exposição é mostrar que o Tribunal também tem sensibilidade com a produção de arte em Goiás. “O TJGO não é distante e frio que não possa abrir um espaço para os artistas. A arte e a justiça tem muito a ver, ambas contribuem para a melhoria da condição humana. O trabalho exposto é muito rico, com várias vertentes, trazendo uma nova proposta de arte.” (Na foto ao lado, da esquerda para direita: Des. Olavo Junqueira, Gabriel Nascente, des. Itaney Francisco Campos, Santana, Edival Lourenço e o ex-presidente Ney Teles de Paula)

O espaço cultural do TJGO está localizado na Avenida Assis Chateaubriand, n° 195, Setor Oeste. Veja galeria. (Texto: Diandra Fernandes – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO/ Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social)