11694133 960184500671231 1167083518 nO corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, entregou oficialmente na manhã desta sexta-feira (3), a sala da Assessoria de Orientação e Correição totalmente reformulada para o acompanhamento dos processos através do Sistema Controle.

 

 A sala foi entregue com dois painéis do Sistema e tem o objetivo de gerar relatórios para inspeção eletrônica feita pela Assessoria Correicional. “Com o Sistema Controle quem ganha é a comunidade e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Essa ferramenta, desenvolvida pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), está tendo uma forte repercussão entre os Tribunais de Justiça do País e também na mídia”, pontua o desembargador Gilberto Marques Filho.

A reformulação da sala para a implantação do Sistema Controle contou com o auxílio do diretor de informática do TJGO, Luiz Mauro de Pádua Silveira. A sala com mais dinamicidade irá também propiciar a aproximação entre os servidores em um ambiente de colaboração e cooperação.11696656 960184954004519 1938477196 n

O diretor do Departamento de Tecnologia da CGJGO, Antônio Pires (foto à direita), afirma que o benefício será a diminuição da taxa de congestionamento e, para a assessoria correicional, de possuir relatórios totalmente online de todos os processos no âmbito do primeiro grau de jurisdição em todas as comarcas do Estado de Goiás. “A partir desses relatórios a assessoria vai para as inspeções in loco. A evolução desse sistema será cotidiana”.

Segundo a assessora de Orientação e Correição Maria Beatriz Passos Vieira Borrás, as inspeções serão facilitadas com o uso do sistema. “Com a disponibilidade de mostrar a situação das comarcas em tempo real, facilitará as inspeções e daremos prioridade para aquelas que estão mais congestionadas”, afirma.

O uso do sistema permitirá gerir, em critérios definidos pela CGJGO, o andamento dos processos, além do porcentual do volume de processos de todas as comarcas do Estado, por comarca e por unidade judicial. Além disso, será possível acompanhar processos que estão aguardando providência da escrivania há mais de seis meses, além daqueles que estão aguardando feitura de cálculo há mais de um ano ou aguardando devolução de mandados há mais de seis meses.

Pelo Sistema Controle também será possível verificar processos com carga ou vista para advogado e Ministério Público há mais de cem dias; remetidos à delegacia de origem há mais de um ano; arquivados provisoriamente há mais de dois anos; autuados há mais de cinco anos e, ainda, em tramitação para determinada natureza, além daqueles cujo último andamento foi dado há mais de um ano ou que tratem de preso provisório há mais de cem dias e mandados de prisão com validade vencida.11421460 960184404004574 899110918 n

O sistema está disponível para magistrados que podem cadastrar dois servidores de sua comarca. Os painéis mostram uma tabela de alerta diferenciada por comarca e ao escolher uma, o sistema mostrará todos os processos que nela tramitam por dia de atraso. O sistema é alimentado diariamente por uma carga de inventários de todos os processos de primeiro grau oriundos do SPG, Projudi e Pje.

Estavam presentes os juízes auxiliares da CGJGO Átila Naves Amaral e Jeronymo Pedro Villas Boas; o secretário geral da CGJGO, Fernando Sousa Chaves; a diretora de planejamento, Cássia Aparecida de Castro Alves; a diretora de Correição e Serviços de Apoio, Vânia Pires Perillo Cardoso, e a equipe da Assessoria de Orientação e Correição. (Texto e fotos: Jéssica Fernandes – da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás)