Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (4) na Assessoria Correcional da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), os servidores Solange Maria Pereira Avelino e Natal Vieira Junior promoveram uma inspeção remota eletrônica na comarca de Jaraguá. O diferencial é que o procedimento foi feito utilizando o Sistema Controle, instituído pelo Provimento nº 10/2015, assinado pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho (foto), no dia 10 de maio, que torna mais célere e eficaz o trabalho, reduzindo a necessidade e o custo de deslocamento de colaboradores da CGJGO. 

A ferramenta monitorou várias fases de processos em tramitação na comarca a partir das informações obtidas pelo Sistema de Primeiro Grau (SPG) e os resultados apurados serão objeto de relatório a ser encaminhado ao juiz auxiliar da CGJGO Jeronymo Pedro Villas Boas para as devidas providências junto à Diretoria de Foro local. O controle feito pela Assessoria Correcional está em consonância com as metas estipuladas pela CGJGO, pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com Solange, o provimento prevê que dois servidores da Assessoria Correcional façam a inspeção eletrônica. Nesse caso, ela foi escolhida por ser a assessora substituta de Orientação e Correição e Natal, por sua experiência no programa Atualizar e conhecimento da realidade das comarcas do interior goiano. Além dos servidores correcionais, estiveram presentes na reunião o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; o juiz auxiliar da CGJGO Jeronymo Pedro Villas Boas; a diretora de Correição e Serviços de Apoio, Vânia Pires Perillo Cardoso, e o diretor de Tecnologia da Informação da CGJGO, Antônio Pires. (Texto: Mardem Costa Júnior - estagiário da Corregedoria Geral da Justiça de Goias)