05-10-mandalas

A exposição O Universo das Mandalas foi aberta nesta segunda-feira (5), no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Estão expostas peças do artista plástico Celso Santos (foto). Com mais de 40 peças exibidas, a exposição, além das mandalas, traz quadros, vitrais, acrílico e telas.

A palavra mandala tem origem no sânscrito e significa círculo mágico. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De acordo com o expositor, elas têm a capacidade não só de decorar o ambiente, mas como também de formar um campo de boas energias. “Representa a relação com Deus, com o dimensional, com o que transcende”, explicou. O artista se inspirou em temas diversos, como o Big Bang, a grande explosão que deu origem à vida e o amor universal, entre povos e raças do mundo.

Celso Santos nasceu em Curitiba, Paraná, é artista plástico há 17 anos. Já morou em diversos lugares - entre eles na Amazônia Peruana -, e, atualmente, vive no Rio de Janeiro. Autodidata em artes plásticas e estudos da arteterapia, Celso fornecerá uma oficina para interessados em aprender a fazer mandalas. As aulas terão duração de duas horas, das 15 às 17 horas, são gratuitas e recomendadas para todas as idades.

As inscrições poderão ser feitas a partir desta terça-feira (6), no hall do TJGO, ou pelos telefones (62) 9648-4719 e (62) 8189-2594. As oficinas diárias começam nesta quarta-feira (7) e vão até o fim da exposição, no dia 16 de outubro.  “A oficina será uma ótima opção para as pessoas espairecerem, servidores em seus intervalos de trabalho ou profissionais que estejam passando pelo prédio do Tribunal”.

 O espaço cultural do TJGO está localizado na Avenida Assis Chateaubriand, n° 195, setor Oeste. (Texto: Diandra Fernandes – Estagiaria do Centro de Comunicação Social do TJGO - Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)