A desembargadora Beatriz Figueiredo Franco representou o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na coletiva de imprensa com os organizadores do 2º simpósio “A importância da mulher na construção de um parlamento democrático”. A apresentação dos representantes das instituições que organizam o evento, aconteceu na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), na tarde desta quarta-feira (21). O simpósio, que será realizado no dia 26 de setembro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), é uma iniciativa do senador goiano Luiz do Carmo e reúne diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

A realização do evento tem o objetivo de buscar uma maior participação das mulheres no Legislativo e a igualdade de gênero. A primeira edição ocorreu em Brasília, no mês de junho. O senador Luiz do Carmo contou a importância do papel feminino ao longo de sua vida e diz que sua motivação por uma maior participação da mulher na vida pública vem de uma tragédia pessoal. Sua filha mais velha, Michelle do Carmo, de 30 anos, foi assassinada em Goiânia, em 2012, vítima de latrocínio. “Hoje, em Goiás, temos apenas duas deputadas estaduais na Assembleia e duas deputadas federais na Câmara dos Deputados. Precisamos reverter essa situação, temos que trazer a mulher para a política, para o centro das decisões.”, enfatizou o senador.

Luiz do Carmo também apresentou o projeto de lei de sua autoria (PL 2.235/2019), que propõe a reserva de pelo menos 30% das vagas para deputado federal, estadual e distrital e vereador para cada um dos sexos e, quando da renovação de dois terços do Senado Federal, uma vaga para candidatura masculina e a outra para feminina. Pela proposta, as cadeiras seriam ocupadas pela mulher mais votada do partido, depois pelo homem mais votado do partido, prosseguindo a alternância de sexo até os candidatos terem ocupado, no mínimo, 30% dos lugares destinados ao partido.

Participação do TJGO
A desembargadora Beatriz Figueiredo Franco será a representante do TJGO no  simpósio que será realizado em setembro. Ela assumiu o cargo de desembargadora no TJGO no ano 2000. Na coletiva de imprensa, a desembargadora ressaltou que ninguém melhor do que as mulheres para saberem das suas próprias dificuldades e que o cotidiano de todas, independente da classe social, é difícil em razão da cultura machista construída. “A mulher humaniza todos os lugares que ela passa. Eu digo, por exemplo, que a Polícia de Goiás só ficou melhor depois que passou a admitir mulheres no seu quadro”, destacou a desembargadora.

Ao cumprimentar o senador pelo projeto, Beatriz Figueiredo Franco fez uma reivindicação. A desembargadora pediu para que também exista uma política de conscientização das mulheres. “É preciso que a mulher busque seu espaço consciente do poder dela. Tem que acabar com a candidatura laranja e outras situações que a mulher se propõe e depois paga as consequências sem saber o que poderia disso advir. A mulher tem condição de exercer seu papel na política, assim como somos juízas, promotoras, delegadas, só que ela tem que ter uma conscientização desse espaço”, encerrou a desembargadora desejando sucesso na aprovação do projeto.

A promotora de Justiça Villis Marra reforçou a importância da efetiva presença das mulheres na vida política e social do país. Em sua fala, destacou a carreira da desembargadora Beatriz, que foi sua colega no MP-GO. De acordo come ela, hoje o MP-GO conta com 40% de promotoras, mas que esse percentual já foi um pouco maior. “Existe um movimento nacional entre as promotoras buscando maior participação nas decisões. Somente com maior presença das mulheres no Legislativo, Executivo e Judiciário, é que alcançaremos a igualdade de gênero”, finalizou Villis Marra.

Organizadores
Integram a organização do 2º simpósio “A importância da mulher na construção de um parlamento democrático” as seguintes instituições: TJGO, MP-GO, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública de Goiás, Federação Goiana de Municípios, OAB-Goiás, Senado Federal, Interlegis, UFG, PUC Goiás, Faculdade Universo, Instituto Federal Goiano, Instituto Federal de Goiás, Câmara Municipal de Goiânia, Conselho Estadual da Mulher e União Brasileira de Mulheres. Entre as autoridades presentes na coletiva do evento, estavam a deputada estadual Adriana Accorsi, a vereadora Léia Klébia, a defensora pública Gabriela Handam e a representante da OAB-GO, Ariana Garcia. (Texto: Daniela Becker / Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO).