Desde o dia 19 deste mês, a Vara de Sucessões da comarca de Goiânia está funcionando no 10º andar do Fórum Cível Dr. Heitor de Moraes Fleury, no Park Lozandes. A unidade foi criada em outubro de 2018 e desde então atendia no Fórum Criminal Desembargador Fenelon Teodoro Reis. O diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves, esclarece que a mudança do Criminal para o Cível concentra os processos de natureza civil no mesmo local, facilita o deslocamento dos cidadãos e atende, especialmente, uma solicitação dos advogados que atuam na área.

O advogado Luiz Cláudio Gonzaga concorda que o novo lugar facilitou o seu trabalho. “Acho que ficou mais lógico, porque o Cível e Família estão diretamente ligados, é um desmembramento, mas está dentro do mesmo código. Então, entendo que foi perfeita a adequação. Por exemplo, um advogado que tem 10 processos cíveis e um na Vara de Sucessões, tinha que ir a Fórum Criminal somente por conta de um único processo”, avalia o advogado.

Estagiando em um escritório que advoga nas áreas cível, de família e empresarial, a estudante Larissa Alves da Silva costuma ir à Vara de Sucessões de uma a duas vezes por semana. Para ela, a mudança foi melhor. “Como o escritório onde trabalho não atua na área criminal, a gente tinha que ir ao outro fórum só para ver os processos na Vara de Sucessões. Então, agora ficou melhor porque está tudo junto”.

Agilidade na comunicação
A encarregada da Escrivania da Vara de Sucessões, Gabriela Vicente de Oliveira, afirma que, além de evitar o deslocamento dos advogados, a mudança da vara para o Fórum Cível trouxe outras vantagens. “Como a Defensoria Pública tem atendimento no Fórum Cível, as partes atendidas pelos defensores públicos não precisam mais procurar o atendimento no Cível e depois se deslocar para o Criminal, ou vice-versa, como acontecia anteriormente”, destaca Gabriela.

Também, segundo ela, a comunicação entre a Vara de Sucessões e a as varas de Família está mais ágil. Antes, quando um documento era solicitado ou um processo físico precisava ser desarquivado para mandar para outra vara, esse caminho era feito via protocolo administrativo. “Agora esse trâmite está mais curto, menos burocrático. Essa semana eu já recebi dois processos que vieram diretamente da Vara de Família para a de Sucessões”, comenta a escrivã, dizendo que até o trabalho dos servidores, quando necessitam tirar dúvidas em relação a algum processo, ficou mais fácil.

Processos
A Vara de Sucessões conta atualmente com 7.216 processos ativos. De janeiro a julho de 2019, foram distribuídos 934 novos processos e arquivados outros  692. A titular da Vara de Sucessões é a juíza Maria Cristina Costa que está à frente de uma equipe com três assistentes, uma conciliadora, a encarregada da escrivania e quatro escreventes. (Texto e foto: Daniela Becker – Centro de Comunicação Social do TJGO).