Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Outubro 2018
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

Notícias do TJGO

Presidente do TJGO participa de homenagem a presidente do STJ

13-alego1O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, participou  na noite desta quarta-feira (12), da solenidade que concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Hilário Vaz. O evento aconteceu no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

13-alegoA ministra agradeceu a honraria, destacando que são necessárias medidas drásticas para levar o País à frente. “É um motivo de muito orgulho receber essa homenagem da Assembleia Legislativa. Quero expressar minha gratidão ao deputado Lívio Luciano – autor da propositura – por esse momento de grande alegria. Voltar aqui em Goiás sempre enche meu coração de alegria e felicidade. Eu me sinto com uma enorme obrigação de bem representar meu Estado e orgulhar minhas origens, por ser a única ministra goiana. É preciso trabalhar pelo desenvolvimento do Estado, tarefa de suma importância para cada servidor. A sociedade goiana clama por ações austeras. Precisamos retomar as rédeas do nosso futuro”.

O autor da proposta, deputado Lívio Luciano, destacando o trabalho da ministra no STJ, em destaque uma justiça mais célere. “É uma honra imensurável receber a ministra para prestar essa merecida homenagem. A nossa nação mudou e tem buscado o sonho de um Brasil primeiro mundista. Um Brasil novo. Nesse aspecto tem-se buscado no Poder Judiciário a resposta para os conflitos de interesses, e a resposta tem vindo habilmente, já que este Poder atua com magnitude, combatendo a corrupção. Assim, a Ministra tem se mostrado intolerante com a impunidade e se destacado demonstrando respeito ao Pacto Federativo. Ela tem se mostrado um ícone da moral e da ética”, afirmou.

O senador Ronaldo Caiado também rendeu homenagens a presidente STJ. “É um orgulho ter a ministra presidindo o STJ. A ansiedade da população brasileira é o que vossa excelência disse em seu discurso de posse ‘a corrupção é um câncer que tira a comida dos pratos e esvazia as escolas’. Vossa excelência conseguiu dizer em um parágrafo o descrédito da população em nossas instituições. Você tem sido nosso norte, graças a você a esperança tem sido recuperada”, afirmou.

Trajetória
Laurita Vaz é goiana de Anicuns, obteve o diploma em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e tem especialização em Direto Penal e Direito Agrário pela mesma instituição. Foi promotora de Justiça em Goiás no período entre 1978 e 1984 antes de ingressar no Ministério Público Federal como procuradora da República.

Em 1997, após integrar o Conselho Penitenciário do Distrito Federal, Laurita foi promovida ao cargo de Procuradora Regional e, logo em seguida, em 2000, virou Sub-Procuradora da República.

Em 2001, foi nomeada ministra do Superior Tribunal de Justiça pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em vaga destinada a membro do Ministério Público. A posse ocorreu no dia 26 de junho de 2001. (Texto: Arianne Lopes, com informações do site da Alego / Fotos: Y. Maeda e Luciana Lombardi – Centro de Comunicação Social do TJGO)