Foi implantado em Silvânia, na quinta-feira (29), pela juíza Nathália Bueno Arantes da Costa, o projeto Com Viver, idealizado pelos juízes Thiago Inácio e Priscila Lopes da Silveira, ambos da comarca de Cristalina.
Para Nathália Bueno, o projeto tem como finalidade colaborar com a inserção de jovens no mercado de trabalho. “O projeto ainda vai além, como mostrar à sociedade que, mesmo com suas deficiências, os jovens são capazes de desenvolver qualquer atividade”, informou a magistrada na solenidade de instalação.


Ela disse, ainda, que esta iniciativa sirva de inspiração para outros órgãos públicos, como também para a iniciativa privada. “E que estes jovens tenham a oportunidade de mostrarem o quanto são habilidosos e o quanto ainda podem somar a uma equipe de trabalho. Precisamos olhar estas pessoas com olhos humanos”, ressaltou a juíza.

O projeto consiste na inclusão de pessoas com deficiência, tanto de ordem física quanto intelectual, para o exercício de atividades voluntárias no âmbito do Poder Judiciário.
O objetivo principal do projeto é proporcionar o desenvolvimento aos portadores de deficiências associadas a déficits cognitivos, como as síndromes de Down, Asperger, Williams e autismo, por meio da primeira experiência profissional, promovendo a percepção de autossuficiência, autoestima e, sobretudo, de igualdade e dignidade.

A cerimônia de implantação do projeto Com Viver em Silvânia contou com a presença dos juízes idealizadores do projeto, Thiago Inácio e Priscila Lopes da Silveira, como também de autoridades locais. O estágio voluntário, que terá início na próxima terça feira (03), contará, inicialmente, com a colaboração quatro alunos da APAE de Silvânia. (Centro de Comunicação Social, com informações da comarca de Silvânia/ Foto: acervo da comarca de Silvânia)