O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Coordenadoria da Infância e Juventude, em parceria com o Instituto Augusto Cury, promoveram na manhã desta sexta-feira (30), no SESC Faiçalville, a capacitação do programa Você é Insubstituível. O curso foi idealizado pelo escritor e psiquiatra Augusto Cury e tem como objetivo capacitar e habilitar a rede de atenção à criança e ao adolescente, e que tem como foco a prevenção do suicídio, ansiedade e depressão.

A psicóloga do Instituto Augusto Cury, Nayara Rodrigues, ministrou os quatro módulos da programação, abordando os seguintes temas: “um novo capítulo na sua história”, “reeditando memórias”, “bullying e preconceito”, e “momento de recomeçar”. Segundo Nayara, existe uma falsa expectativa de encontrar a felicidade no outro, e não em si mesmo. “Temos o hábito de fazer nossa higiene física, mas não fazemos a higiene mental, que nos permite momentos de relaxamento, autoestima e autoconhecimento”, ressalta Nayara.

A coordenadora da Infância e Juventude, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, explica que o curso objetiva a formação de multiplicadores da rede de atenção à criança e ao adolescente, que compreende profissionais da área de saúde, educação e demais órgãos do município, para que sejam sensibilizados às questões relacionadas ao extermínio, mutilação e depressão. “Ao longo da programação haverá a exposição de várias técnicas de utilização das ferramentas desenvolvidas pelo professor e psiquiatra Augusto Cury para orientar os participantes a lidar com situações dessa natureza”, esclareceu a juíza Maria Socorro.

Para o titular do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Anápolis, juiz Carlos José Limongi Sterse, os quatro módulos do programa trabalham sobretudo a prevenção ao suicídio e à automutilação. “As rodas de conversas abordam, de forma didática, a exposição dos problemas, além de facilitar a busca por assistência adequada”, revelou o magistrado.


A responsável da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Clédia Maria Pereira, explica que a secretaria já realiza, desde 2016, o levantamento de dados para mensurar o resultado de práticas que contribuam com a melhoria do meio educacional. “É preciso valorizar a produção e o desenvolvimento de práticas significativas no contexto escolar, para auxiliar o grupo gestor e toda comunidade a desenvolver um ambiente mais harmônico”.

Participante da capacitação, o terapeuta familiar Alaor Felix revela que as orientações do programa são de grande valor para a sociedade, por ensinar as pessoas a ter um olhar cuidadoso para consigo mesmo, e posteriormente, direcionar essa visão ao outro. “Aprendemos a cuidar de nós mesmos e dos nossos sentimentos, para nos fortalecer e oferecer suporte a dor do outro”, relata. (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO / Fotos: Wagner Soares)