Se soubesse que o senhor Geremias Rodrigues de Sousa, 50 anos de idade, estava nestas condições, teria me deslocado até a fazenda onde mora para realizar esta audiência. Esta foi a frase inicial do juiz Hugo Gutemberg Patiño de Oliveira, ao chegar no estacionamento do fórum da comarca de São Domingos, para decidir na ação de interdição e curatela, que nomeou como curadora definitiva, sua mulher Averilda Rosa dos Anjos, também de 50 anos de idade. 

Esta audiência, que contou com a presença do promotor de justiça André Luiz Ribeiro Duarte, faz parte de 359 outras agendadas para esta primeira edição do Programa Justiça Ativa que está sendo realizada na comarca desde quarta-feira (4).

Geremias de Sousa chegou à sede do Judiciário local numa ambulância cedida pela Secretaria Municipal de São Domingos, porque não consegue se locomover por causa de um traumatismo craniano encefálico grave, ocasionado por uma queda de bicicleta em 30 de abril de 2014. “Desde esta queda, que não sabemos como ocorreu, se foi um simples tombo ou um acidente ocasionado por algum veículo, ele não é mais o homem que conheci. De trabalhador e preocupado com a família passou a ser um homem que não reconhece ninguém e depende de mim para tudo”, disse sua mulher, ao afirmar que o marido requer cuidados 24 horas por dia, “já que não detém o elementar discernimento para alimentar-se e medicar-se rigorosamente de acordo com as prescrições médicas”, pontou o Ministério Público, na condição de seu substituto processual.

Segundo relatório médico, Geremias de Sousa foi submetido a craniotomia descompressiva. De acordo ainda com os autos, ante o seu deficit intelectual, a sua capacidade cognitiva mostra-se prejudicada, tornando-o inapto a estabelecer diretrizes à sua vida psicossocial, necessitando de uma curadora, a fim de representá-lo no exercício dos atos da vida civil.

Muito emocionada com atitude do juiz Hugo Gutemberg em atender o seu marido deitado numa maca dentro de uma ambulância, Averilda Rosa dos Anjos disse que esta atitude a surpreendeu “por demais” e que estava muito feliz com o desfecho da audiência. O casal estava acompanhado de uma filha e de uma sobrinha de Geremias de Sousa, Édna Gramacho, que contou que eles estão passando por dificuldades financeiras desde que ele adoeceu. “Estão vivendo com o que ganham de familiares e amigos e, recentemente, do benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que está ajudando na compra também de remédios e fraldas descartáveis, afirmou Édna Gramacho. Eles moram na Fazenda São José, que fica sete quilômetros da cidade.

O Programa Justiça Ativa, que está atendendo comarcas do Nordeste goiano, encerra sua participação em São Domingos na sexta-feira (6).

Estão participando também do evento os juízes Mábio Antônio Macedo, da comarca de Goiânia, Hamilton Gomes Carneiro (Aparecida de Goiânia), e Everton Pereia Santos (Catalão), além de Fernando Oliveira Samuel, juiz respondente e diretor do Foro local. 

 Em dezembro, o programa chega à comarca de Campos Belos. (Texto:Lilian de França/Fotos:Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos: