1Foi realizada na manhã desta sexta-feira (6), a abertura do Dia Estadual de Julgamentos Colegiados, na 5ª e 6ª Câmaras Cíveis localizadas no Fórum Dr. Heitor de Moraes Fleury. A iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) tem o objetivo de descongestionar os Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

 

Está previsto para serem julgados 2 mil processos pendentes de julgamento no grau de recurso do Juizado Especial,nas 13 regiões judiciárias de Goiás, durante todo o dia. O Dia Estadual está sob coordenação do juiz auxiliar da CGJGO, Ronnie Paes Sandre. O esforço concentrado visa atender a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2015, para identificar e julgar 100% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2012 nos Juizados Especiais e Turmas Recursais, e a Meta 5 do Plano de Gestão da Corregedoria Geral, que dispõe sobre a redução da taxa de congestionamento para 32% este ano e 30% em 2016. 

2

O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, fez a abertura elogiando o esforço de cerca de 80 juízes do Estado que se dedicam ao Dia Estadual de Julgamentos Colegiados. “Somente em Goiânia está previso o julgamento de 1,2 mil recursos com duas turmas julgadoras provisórias e duas permanentes pela grande procura do direito de cidadania. É uma orientação da Corregedoria Nacional de Justiça fazer o trabalho de hoje e é uma meta da CGJGO e do Conselho Nacional de Justiça, na qual a ministra Nancy Andrighi tem um enorme carinho pelos Juizados Especiais de todo o País”, pontua.

O Dia Estadual de Julgamentos Colegiados acontece desde 2012, quando 1.012 recursos foram apreciados. Em 2013, esse número foi de 1.364 recursos julgados, enquanto em 2014, o montante foi de 1.600. (Texto e foto: Jéssica Fernandes – da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)