O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leobino Valente Chaves, entregou, nesta quinta-feira (19), a obra de reforma e ampliação do prédio da comarca de Luziânia. A cidade é conhecida por estar na região do Entorno do Distrito Federal. Com uma população estimada de mais de 190 mil habitantes, a cidade registra um dos mais altos índices populacionais do Estado, ocupando o quarto lugar e atrás apenas de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

O desembargador-presidente (foto) destacou que a entrega da reforma e ampliação é compatível com a missão do Poder Judiciário, uma vez que atende ao objetivo institucional de prestar serviço jurisdicional da melhor qualidade possível, mediante o bom funcionamento das comarcas. “E aos competentes membros da magistratura goiana está entregue o destino desta centanária comarca, em missão agora de maior responsabilidade após a reforma de sua sede, em razão sobretudo da nova e natural expectativa da comunidade por atendimento e serviços jurisdicionais sempre melhores”, falou Leobino Chaves, se referindo aos sete juízes que integram a comarca.

De acordo com a diretora do Foro local, juíza Flávia Morais Nagato de Araújo Almeida (foto abaixo), com o aumento das demandas judiciais houve a necessidade de adaptações modernas e alterações nas instalações físicas do edifício do fórum, assim, o TJGO, sensível a essas novas exigências, não poupou esforços para melhorar o local. “Todos podemos testemunhar, neste momento, as melhorias em nosso ambiente de trabalho. Tais melhorias que não beneficiarão somente os profissionais que aqui labutam, mas e, principalmente, a sociedade luzianiense. Isso porque os jurisdicionados poderão contar com um Judiciário muito bem estruturado e, consequentemente, mais eficiente e eficaz a partir do ambiente renovado que surge da conclusão desses trabalhos”, destacou.

Representando a corregedora-nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, a desembargadora Márcia Maria Milanez falou da satisfação em assistir à solenidade na presença de grandes magistrados goianos. O momento é relevante, ela frisou, porque demonstra a sensibilidade e responsabilidade do presidente do TJGO em prol de seus juízes e servidores. “Não tenho dúvida de que essa infraestrutura vai atender a todas as expectativas, uma Casa onde se distribui a Justiça que todos nós esperamos”, salientou.

As comemorações pela nova estrutura também vieram por parte Ministério Público do Estado de Goiás. Segundo a promotora de Justiça Marina Mello de Lima Almeida, a comarca foi “presenteada” com uma ampla reforma, que proporciona melhores condições de acesso ao prédio e segurança aos magistrados, servidores e jurisdicionados. “Nós damos parabéns ao Poder Judiciário, que, sem sombra de dúvida, vem provendo a comarca com recursos materiais e tecnológicos que culminam com o seu bom desempenho”, concluiu.

O prefeito de Luziânia Cristóvão Tormin também ressaltou a relevância da reforma. “Hoje estamos aqui vibrando com vocês por essa entrega. O prédio reformado dignifica o trabalho dos juízes e serventuários. E dá mais orgulho para a nossa cidade”, ressaltou. Ele disse que as melhorias contribuem bastante para tornar mais célere e eficiente os serviços da Justiça goiana e agradeceu a atual administração do TJGO.


Reforma
 

A obra, que custou ao Poder Judicário R$ 2.033.264,40, foi executada em 300 dias e abrange a pintura geral do prédio, substituição do telhado, implantação de geradores e elevador privativo, além de revisão e instalação de toda a parte elétrica e hidráulica. Segundo dados da Diretoria de Obras houve também implantação de estacionamento privativo aos magistrados e servidores; instalação de sistema de segurança com câmeras de monitoramento; ampliação de sistema de ar-condicionado splits, mais econômicos, climatizando todo o fórum.

No quesito acessibilidade, a preocupação foi a adaptação do prédio para atender adequadamente pessoas portadores de necessidades especiais. No total, a área de reforma abrangeu aproximadamente 6.985,31 metros quadrados.

 

Homenagens

A solenidade foi marcada por homenagens. A diretora do Foro entregou uma placa ao desembargador-presidente (foto), em agradecimento pela sua atuação na concretização da reforma. Além disso, a ministra Nancy e o prefeito de Luziânia também receberam homenagens que foram feitas pelas juízas Flávia Zuza e Alice Teles de Oliveira.

O desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, filho do juiz que deu nome ao novo prédio, falou sobre a trajetória do pai na magistratura goiana e demostrou sua gratidão. “Por algum tempo morei nessa cidade e é uma honra para mim e para minha família receber esse carinho toda vez que viemos aqui. Esse tipo de homenagem é motivo de muito orgulho”, enfatizou.

A solenidade contou com a presença do presidente do TRE-GO, desembargador Walter Calos Lemes; desembargador Itaney Franscico Campos; diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos; juiz auxliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Alves Ferreira; dos diretores de Obra e Comunicação, Luiz Cláudio Dias e Alziro Zarur, respectivamente; do juiz substituto em segundo grau Sival Guerra Pires; presidente da Asmego, Gilmar Luiz Coelho; procurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Tocantins, que representou o governador Maconi Perillo; juízes da comarca de Luziânia e região; magistrados aposentados; autoridades do judiciário, municipal e estadual, entre outros. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos