A desembargadora Beatriz Figueiredo Franco foi anfitriã de uma reunião dos organizadores do 2º simpósio “A importância da mulher na construção de um parlamento democrático”. O evento, cujo objetivo é buscar uma maior participação das mulheres no Legislativo e a igualdade de gênero, será realizado no dia 26 de setembro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Beatriz Figueiredo Franco representará o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) no simpósio, uma iniciativa do senador goiano Luiz do Carmo que reunirá diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

A reunião com os organizadores aconteceu no salão nobre da Presidência do TJGO. O  simpósio contará com palestras da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, da procuradora da República Raquel Dodge, da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Arantes, da atriz Luiza Brunet e da filósofa e escritora francesa Gisèle Szczyglak. Também integram o time de palestrantes, representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, do meio político, acadêmico e de instituições civis.

A desembargadora Beatriz Figueiredo Franco destacou que essa é uma importante mobilização que parte das próprias mulheres. “É uma conscientização da mulher para que ela saiba que tem condição e competência para desempenhar qualquer mandato eleitoral, seja ela de qualquer segmento social. Ela tem que ter consciência da capacidade dela”, enfatizou a desembargadora.



Com a realização do simpósio – o primeiro ocorreu em Brasília, no mês de junho – o senador Luiz do Carmo busca apoio para a aprovação do projeto de lei 2.235/2019. Pela proposta, as cadeiras serão ocupadas pela mulher mais votada do partido, depois pelo homem mais votado do partido, prosseguindo a alternância de sexo até os candidatos terem ocupado, no mínimo, 30% dos lugares destinados ao partido.

Para a promotora de Justiça Villis Marra, a mulher não pode mais deixar a política para segundo plano. “Se não pararmos para nos mobilizar, não vai mudar nunca. Temos que modificar essa inércia da mulher na participação política, não podemos estagnar, temos que avançar”, defendeu a promotora.

A segunda edição ocorrerá simultaneamente em várias capitais do País. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO).

Confira a galeria de fotos.