Já está disponibilizado, em formato digital, nos sites do Tribunal de Justiça de Goiás, da CGJGO, e também na intranet (portal interno do TJGO), a segunda edição do Informativo da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, que abrange o primeiro ano desta gestão, que está sob a responsabilidade do desembargador Kisleu Dias Maciel Filho. A iniciativa visa dar maior transparência às ações e projetos desenvolvidos pela CGJGO.

O Informativo da Corregedoria foi regulamentado pela Portaria nº 138, de 15 de julho deste ano, assinada pelo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, e tem como finalidade a publicação e divulgação, em padrão claro e conciso, de entrevistas, relatos jornalísticos, registros fotográficos e informações relevantes dos assuntos institucionais desse órgão. Nesta edição, o boletim, que contém “pílulas de informação”, contempla o Provimento nº 30, inédito em Goiás, cujo teor regulamenta aos familiares de crianças que morrem prematuramente (mesmo que ainda no ventre da mãe) o direito de incluir o nome dos seus filhos na certidão de óbito (até então não permitido nos cartórios pela ausência dessa regularização).

Outros assuntos de grande relevância, como a ampliação do Projeto Pilares para a rede estadual de ensino e a utilização do Mportal para combater fraudes no Extrajudicial, também são abordados, além dos números expressivos alcançados pelos projetos, ações e atividades desenvolvidas pela Corregedoria neste primeiro ano de gestão. Uma novidade desta edição é a inclusão de histórias de valor, cuja finalidade é justamente contar as histórias de pessoas que tiveram as vidas modificadas por projetos da Corregedoria. O exemplar traz a história de um aluno de uma comarca do interior do Estado que havia arquitetado um plano para promover um massacre dentro da escola onde estuda, mas que acabou sendo tocado pelo Projeto Pilares, por meio do diálogo, do afeto e do acolhimento do diretor da escola, que aplicou técnicas inerentes dos círculos e construção de paz, e agora atua como facilitador, após ter sido capacitado pela equipe interprofissional forense da CGJGO. O jovem teve a vida totalmente transformada e hoje também é um disseminador de paz entre os colegas da escola.

Esta ação da Corregedoria atende à Meta 9, do Plano de Gestão do órgão censor para este Biênio (2019/2021), que dispõe sobre a viabilização de no mínimo três iniciativas para facilitar o acesso e a transparência aos serviços da CGJGO. A Meta 9 é alicerçada pela Resolução nº 215/2015, do Conselho Nacional de Justiça, cujo objetivo é fomentar a acessibilidade das informações a todos os cidadãos tornando, assim, a Corregedoria mais próxima da sociedade, além de propiciar um sentimento de confiança e credibilidade nos jurisdicionados por meio de critérios que primam pela honestidade, clareza nas informações, respeito à veracidade dos fatos e uma comunicação clara, transparente e ética. Veja o informativo (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás)