O Justiça Móvel de Trânsito realizou, em dezembro do ano passado, 282 atendimentos nas cinco comarcas atendidas pelo programa – Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Goianésia e Uruaçu. Deste total, 262 alcançaram acordos, o que representa 91% de resolução. Os dados são do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.

Criado em novembro de 2000, o programa atende acidentes com veículos automotores que não envolvem vítimas. A intenção é resolver, amigavelmente, as demandas e, dessa forma, evitar que as questões de trânsito sejam ajuizadas. O atendimento do Justiça Móvel é realizado no local do acidente por uma equipe de uma unidade móvel, onde o conciliador tenta promover a conciliação dos envolvidos para solução imediata da questão. Feito o acordo, o conciliador o encaminha para homologação do juiz. Não sendo possível solução, é feita a colheita de provas para instrução do processo.

Em quase 20 anos de existência, o Justiça Móvel de Trânsito soma 104.690 atendimentos e 93.799 acordos, o que representa 90% de composição. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)