A cidade de Itaberaí conta com uma nova ferramenta no combate à criminalidade, o Sistema de Videomonitoramento Digital. São 80 câmaras espalhadas em pontos estratégicos da cidade. A instalação das câmeras foi possível graças à parceria do Poder Judiciário local, Ministério Público do Estado de Goiás, prefeitura e conselho da comunidade.

O sistema custou cerca de R$150 mil, verba oriunda da aplicação da pena de prestação pecuniária. Segundo o juiz da 1ª Vara Judicial de Itaberaí, Gustavo Braga Carvalho, todo o procedimento está vinculado ao juízo de Execuções Penais, cuja autorização se dá mediante alvará judicial, após parecer do Ministério Público e do Conselho da comunidade local.

São 80 câmaras espalhadas em 23 pontos estratégicos da cidade. “O sistema ajudará na inibição e redução da violência urbana, trazendo maior sensação de segurança à comunidade, que tem visto o tráfico de drogas e o surgimento de facções criminosas abalarem o cotidiano itaberino”, pontuou o magistrado. “Isso auxilia tanto na prevenção como na repressão de crimes”, completou. Gustavo Braga agradeceu ainda todos os atores que participaram da implantação desse sistema e de outros projetos que são em prol da população de Itaberaí.

O promotor Paulo Henrique Otoni falou da importância de entregar à comunidade esse sistema que auxiliará não só na segurança pública, mas no exercício da cidadania. “Isso é patrimônio nosso. Com isso, ganhamos melhoria de qualidade de vida e o que a sociedade espera de nós façamos mais”, pontuou.

O prefeito Roberto Silva disse que o esforço para conter a criminalidade na cidade é constante. Ele lembrou que em 2018 o município passou por uma onda de violência. “A população cresce a cada dia e consequentemente aumenta o número de crimes. Trabalhamos em parceria, e essa foi uma delas que deu certo. Quem ganha é a população que terá mais segurança”, enfatizou.

Para o presidente do Conselho da Comunidade local, José Maria de Assis, o que está sendo entregue à comunidade é algo sonhado há algum tempo. “Não há dúvidas de que o sistema por videomonitoramento auxiliará na segurança pública da cidade, mas também demonstra a importância de se ser um Judiciário que preocupa com a população e não fica somente dentro do fórum”, ressaltou.

Rota do tráfico internacional
Segundo o comandante do 34° Batalhão da Polícia Militar e região, major Fábio Costa, a situação geográfica da cidade de Itaberaí, cortada pela BR 070 que liga a capital do Brasil à fronteira com a Bolívia e a proximidade com a BR 153, que liga o país de norte a sul, coloca a cidade na rota do tráfico internacional de drogas e de armas, tornando-a um ponto vulnerável no centro do país.

E foi, de acordo com ele, diante desse quadro que o comando anterior propôs o projeto da criação de um sistema de monitoramento por meio de câmaras em pontos estratégicos definidos pela PM com bases nos dados monitorados pela instituição. “É uma excelente ferramenta para ação dos órgãos envolvidos, em especial da Polícia Ostensiva na prevenção de crimes, no combate a rotas de fuga dos criminosos e ao tráfico internacional de drogas”, salientou. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos