Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras. A mensagem escrita ainda no século XVII pelo padre português Antônio Vieira, um dos grandes filósofos, escritores e oradores da Companhia de Jesus, que destacou-se como missionário em terras brasileiras, talvez possa ser a que melhor descreve as obras de revitalização realizadas no Centro Educacional Infantil (CEI) Desembargador Mauro Campos (Creche do Poder Judiciário) e entregues na manhã desta terça-feira (18) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes.

Ao som de um afinado violino, entoando o Hino Nacional, as crianças receberam o presidente do TJGO e sua esposa Mariazinha Machado Lemes, bem como demais autoridades presentes, nas novas instalações do CEI, que teve a estrutura física totalmente repaginada garantindo aos pequenos, filhos de magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado de Goiás, um ambiente mais adequado para um pleno desenvolvimento.

Muito emocionado, o presidente do TJGO entregou a obra agradecendo o apoio e a presença de todos e enaltecendo toda a equipe do CEI, especialmente a diretora Ivelise Maria Camargo de Albuquerque, pelo trabalho cotidiano desempenhado com garra, imensa dedicação, determinação, afinco e responsabilidade para que as crianças recebam sempre o melhor atendimento. Walter Carlos também fez uma menção especial ao diretor de obras do TJGO, Luiz Cláudio Dias Ferreira, pelo empenho e rapidez na entrega da creche.

Na ocasião, ele destacou o Projeto Destrava - Programa Integrado para Retomada de Obras, lançado como piloto nesta segunda-feira (17), em Goiânia, pelo ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional da Justiça, ministro Dias Toffoli, cuja iniciativa é do Comitê Executivo Nacional para Apoio à Solução das Obras Paralisadas com foco direcionado em creches, que são consideradas obras de baixo custo orçamentário, porém com um alto impacto social.

“Quando estive na creche visitando as instalações e as crianças fiquei muito sensibilizado e percebi que era necessário mexer na estrutura física para proporcionar às crianças um local que atendesse melhor a todas as suas necessidades, um ambiente que propiciasse acolhimento, qualidade de vida, plenas condições de desenvolvimento. Temos grande responsabilidade social na formação desses, hoje, pequenos cidadãos, mas grandes homens no futuro. Entrego essa obra com o coração transbordando de alegria e posso afirmar, após participar do lançamento do Projeto Destrava, na nossa capital, que por aqui destravamos tudo por conta própria”, brincou o presidente do TJGO, em clima de descontração, ao relembrar ainda a famosa citação do filósofo Pitágoras: “Educai a criança e não será necessário punir o homem”.

Também visivelmente emocionada, a diretora do CEI, Ivelise Albuquerque, entregou para a esposa do presidente do TJGO uma lembrança feita pelas próprias crianças como forma de agradecimento e reconhecimento pela revitalização de toda a estrutura do CEI. “A palavra que tenho no meu coração hoje é gratidão, mas esse sentimento, e falo em nome de toda a nossa equipe, está expresso em cada cantinho da nossa creche, que fala por si só. Os rostinhos das nossas crianças inseridos nessas estrelas simbólicas servem para nos lembrar que agora elas brilharão ainda mais, trazendo a esperança de um futuro melhor. Quem consegue sentir e ver a alegria estampada no rosto das crianças que frequentam esta creche sabe o que esta obra representa para cada uma delas”, evidenciou.


Exemplo a ser seguido


Na ocasião, a advogada Thais Moraes de Sousa, superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, representando o governador Ronaldo Caiado, falou sobre relevância da obra e sobre o exemplo dado pelo TJGO a todos os órgãos públicos com a revitalização do CEI. “Esse é um momento de muita emoção para todos e a creche do Poder Judiciário se coloca numa posição de destaque ao se preocupar com a educação, com o futuro dessas crianças. O governo estadual, seguindo esse exemplo, pretende inclusive neste ano construir 70 novas creches e colocar 80% das nossas crianças em CMEIS. Com a nova creche, todos ganham em qualidade de vida, em bem estar, em paz e tranquilidade. A qualidade na educação infantil é determinante para o processo das trajetórias de vida das nossas crianças”, pontuou.

Já a professora Maria Aparecida dos Santos Cunha, superintendente administrativa/financeira da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, ao representar o prefeito Iris Rezende, disse que a creche do Judiciário goiano é uma fonte de inspiração para todos e uma referência de seriedade, qualidade e comprometimento. “O ambiente escola é a primeira etapa para que sejam formados cidadãos plenos e conscientes e o CEI é um exemplo a ser seguido nesse sentido. Percebemos que houve um grande crescimento, procura pela educação infantil, especialmente na idade entre 0 e 3 anos, a fase que considero a mais importante para a formação da personalidade de uma ser humano. Por isso, a prefeitura de Goiânia também pretende retomar este ano a construção dos CMEIS”, informou.

Também participaram do evento o desembargador Marcus da Costa Ferreira, Eliene Maria Ramos, secretária-geral da Presidência do TJGO; Rodrigo Leandro da Silva, diretor-geral do TJGO; Wanessa Alves, diretora de Recursos Humanos do TJGO, Mislene Medrado de Oliveira Borges, diretora de Planejamento Estratégico do TJGO; Rui Gama da Silva, secretário-geral da Corregedoria; além de diversos servidores do Judiciário. (Texto: Myrelle Motta - diretora de comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás e mãe da Ana Sophia Motta, do Infantil 3A / Fotos: Aline Caetano)

Veja a galeria de fotos

 


O que foi feito durante o período de revitalização da creche

 


Manutenção da pintura geral

Correções das infiltrações

Substituição de telhas quebradas

Mudança dos aparelhos de ar condicionado

Alteração das portas das salas e das esquadrias

Manutenção das instalações hidráulicas e elétricas

Troca das portas e janelas danificadas