Fórum Cível-WS 019A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) iniciou, neste mês, os trabalhos para melhoria na acessibilidade de pessoas com deficiência aos edifícios do Poder Judiciário. Isso acontece após representantes da comissão terem se reunido recentemente para analisar e desenvolver ações que garantam acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência que trabalham no Judiciário ou que são usuárias de seus serviços.

No encontro, o advogado Hebert Batista Alves, representante Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-Goiás, expôs algumas das necessidades de advogados e jurisdicionados com deficiência no acesso às unidades do Poder Judiciário. Como resultado, o grupo elaborou um documento em que solicita a sinalização de vagas reservadas às pessoas com deficiência e idosos no Fórum Cível de Goiânia.

De acordo com a diretora da Divisão de Arquitetura do TJGO, Cybelle Saad Faria, todos os prédios do Poder Judiciário, construídos a partir de 2015, foram adequados à lei de acessibilidade vigente, contudo, a legislação sofreu modificações e o Tribunal precisa se adequar às novas normas.

"O Tribunal de Justiça tem essa preocupação, nós observamos a questão da acessibilidade. O que acontece é que, com a mudança da lei, novas normas vão sendo exigidas e as construções antigas ficaram defasadas. É o que tentamos agora corrigir com essa revisão, dando um maior conforto aos jurisdicionados", afirmou.

Também foi solicitada a melhoria da sinalização da rampa de acesso às pessoas com deficiência, com fixação do piso tátil no começo e término da rampa. O ofício, direcionado à juíza diretora do Foro da comarca de Goiânia, Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, foi assinado pela juíza auxiliar da Presidência, Maria Cristina Costa. Assuntos pertinentes à Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão podem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (Texto: Gustavo Paiva - Centro de Comunicação Social do TJGO)