Magistrados do sudoeste goiano se reuniram nesta sexta-feira (7), em Rio Verde, durante encontro regional para discutir demandas particulares ao exercício da profissão nas 15 comarcas que compõe a localidade. O evento teve participação do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, e do corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes.

Em seu discurso, o presidente frisou que há um dialógo aberto entre o TJGO e os juízes do interior. “Nossas prioridades são hoje o pagamento da Unidade Real de Valor (URV) e a data base. Logo após conseguirmos alcançar (esses objetivos), vamos olhar atentanente os demais pleitos. Acredito que o gestor não deve ficar em seu gabinete, apenas, mas se deslocar e ir até as demandas e conhecer a realidade das comarcas. Uma boa administração é ter o mesmo zelo com o que é público como se fosse nosso. Por isso, defendo, também, uma boa gestão de recursos, da força de trabalho e de equipamentos”.

A Corregedoria Geral de Justiça também se colocou à disposição dos magistrados da instância singular. “Nosso compromisso é colaborar, no que for possível, com a prestação jurisdicional. De nossa parte, se necessário, podemos deslocar juízes para prestar auxílio, realizar mutirões de júris, ou outras iniciativas para resolver demandas”, anunciou o desembargador Walter Carlos Lemes.

Realizado pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), o evento reuniu vários magistrados no auditório Pirapitinga Santana. O presidente da entidade, juiz Wilton Muller Salomão agradeceu a presença dos dirigentes. “O encontro é um momento oportuno para discutir as questões de trabalho presentes no cotidiano. Friso o ineditismo da presença de um presidente e corregedor-geral durante o encontro no interior, a fim de ouvir e dialogar com os magistrados”.

Com 220 mil habitantes, Rio Verde é uma das maiores cidades do interior do Estado, o que representa um terço da população do Sudoeste. O município é considerado polo regional e concentra, em seu fórum, as equipes interdisciplinares e de tecnologia da informação que atendem às demais comarcas da região. Para o diretor do Foro, juiz Wagner Gomes Pereira (foto), titular do Juizado da Infância e Juventude, “a expressão econômica regional, em especial com a força do agronegócio, influencia nas demandas judiciais, que somam, hoje, mais de 50 mil processos, distribuídos nas 11 Varas judiciais”.

Um dos organizadores do encontro, juiz Eduardo Alvares de Oliveira, da 1ª Vara Criminal, coordenador da região na Asmego, falou sobre a importância do encontro. “Ao ser regional, o evento facilita o acesso de colegas, em busca do debate sobre a valorização da magistratura de primeiro grau”.

A participação do TJGO e da CGJGO foi destacada pelo diretor das Coordenadorias Regionais da Asmego, juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Acreúna. “Parabenizo aos desembargadores a disposição de estarem aqui, próximos aos juízes do interior, em ouvir as demandas e debater melhorias no primeiro grau de jurisdição”, falou. Na pauta, ele destacou os pedidos em relação às condições de trabalho no interior, relotação de servidores, publicação de escalas de recessos forenses com antecedência, fracionamento de férias, outros pontos.

As 14 comarcas que compõem, junto a Rio Verde, a região Sudoeste são Acreúna, Cachoeira Alta, Caiapônia, Caçu, Itajá, Jataí, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Paranaiguara, Quirinópolis, São Simão, Santa Helena e Serranópolis.

Compareceram ao evento o desembargador Itamar de Lima e os juízes Murilo Vieira de Faria, auxiliar da CGJGO; Rodrigo da Silveira, Filipe Luís Peruca, Sthella de Carvalho Mello, Sérgio Britto Teixeira e Silva, Thiago Soares Castelhano de Castro, Altamiro Garcia Filho, Gustavo Baratella de Toledo, Felipe Morais Barbosa, Lídia Assis e Souza Branco, Lilia Maria de Souza, Ricardo Luiz Nicoli, Tatianne Marcella Rosa Borges, Vítor Umbelino Soares Júnior, Luciano Borges da Silva, Thiago Brandão Boghi, Patrícia Passoli Ghedin, Joseli Luiz Silva, Fernando César Rodrigues Salgado, Heloísa Silva Mattos, Glauber Costa da Lima e Gustavo Braga Carvalho. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos