O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) prestou, nesta sexta-feira (31), na comarca de São Domingos, homenagem a Leobino da Silva Chaves, nomeando o fórum local com o seu nome. A cerimônia foi comandada pelo presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, que esteve acompanhado no evento do desembargador e ex-presidente do Tribunal goiano, Leobino Valente Chaves, um dos filhos do homenageado.

A homenagem foi justificada por Leobino da Silva Chaves ter prestado relevantes serviços à comunidade e ao Poder Judiciário local. Nascido na Bahia, Leobino da Silva Chaves veio para São Domingos quando criança. Ele foi serventuário da Justiça local. A comarca é uma das mais distantes da capital, localizada a 615 quilômetros de Goiânia. A benção do fórum foi dada pelo também filho do homenageado, o Bispo Emérito de Uruaçu, Dom José Silva Chaves.

O desembargador-presidente falou do critério que o TJGO adota para dar nome aos prédios do Poder Judiciário. “O fórum é inaugurado sem nome, só se pensa no nome após uma aprovação”, explicou. Segundo ele, o momento é de alegria e festa. “Fico feliz em estar aqui hoje. Quero dizer que a alegria não e só dos familiares, mas é minha também. Sou amigo da família”, salientou. “Estou feliz também por estar aqui. Uma cidade conhecida por suas belezas naturais. Voltarei. Adoro natureza e água. É com grande prazer que vejo o chefe dessa família sedo homenageado”, frisou Gilberto Marques Filho.

O desembargador Leobino Valente Chaves recordou o pai. De acordo com ele, o pai sempre preservou os valores morais e foi coerente nas suas atitudes. “Essa homenagem póstuma, a meu sentir, descartado qualquer sentimento demagógico, tem razão de ser porquanto o homenageado foi exemplo de homem honrado”, frisou. “Por tudo isso podemos afirmar, orgulhosamente, mas despidos de vanglória, que o nome dado a esse fórum, reconhecidamente, eleva o nome do meu pai à perpetuação no tempo. Ele também dignifica o próprio edíficio", frisou o magistrado.

Proposta pelo juiz substituto em segundo grau, Marcos da Costa Ferreira, a homenagem reuniu a população de São Domingos e autoridades do Judiciário. Durante o evento, Marcos da Costa falou da felicidade em retornar a sua primeira comarca. “Ao chegar aqui, me recordei de ótimas momentos. Aqui tive oportunidades de aprender muito. Foi aqui, em São Domingos, que meu filho mais velho foi alfabetizado e o meu mais novo deu os primeiros passos”, revelou.

Ainda em seu discurso, Marcus da Costa ressaltou a importância do momento. Para ele, a homenagem é demonstração de que a Justiça está sendo feita. “Quando vemos bons frutos, sabemos que eles não decorrem de uma árvore ruim”,frisou, ao se referir aos filhos de Leobino da Silva Chaves, em especial os ex-presidentes do TJGO, desembargadores Leobino Valente Chaves e Arivaldo da Silva Chaves, atualmente aposentado. “São Domingos não é individualista, exporta seus talentos. Parabéns ao homenageado, aos familiares dele e a São Domingos, que nos acolhe tão bem e está gravado em meu coração”, finalizou.

História e cultura
Em sua fala, a diretora do Foro de São Domingos, juíza Thaís Lopes Lanza Monteiro, salientou que a comarca é, por sua vez, produto de história e cultura. Ela destacou que o município, situado em uma das regiões mais belas e ao mesmo tempo economicamente mais carentes do Estado, assume com bravura e com espírito engenhoso dos que prestam e já prestaram serviços, assim como pelas iniciativas ativas do TJGO “capazes de amparar” os jurisdicionados, de modo a causar orgulho a todo Poder Judiciário estadual.

“Como diretora deste Foro, não posso jamais olvidar que este gesto de atrelar a denominação da sede do Poder Judiciário em São Domingos a um nome de mérito consagrado, tanto local como regionalmente, é decisão extremamente acertada que dignifica a identidade e característica do órgão judicial aqui instalado”, afirmou.

A magistrada falou da satisfação em receber os membros de outras comarcas. "Ocasiões como esta permitem a união, a integração e o compartilhamento de experiências entre aqueles que operam sempre em prol do jurisdicionados", pontuou. 

Além de familiares do homenageado e população, participaram da solenidade os juízes Romério do Carmo Cordeiro; Márcio de Castro Molinari e Wilson da Silva Dias; o promotor de Justiça Douglas Roberto chegury; o prefeito Cleiton Gonçalves Martins; a advogada Sueli de Oliveira, representante da OAB local; delegado de Polícia Eduardo Soares Carrara; procurador federal, Rodrigo Aprígio Chaves; comandante da Polícia Militar, Ildon Cardoso da Silva; entre outras autoridades.

31-saodomingos novoHistórico
Com uma população de cerca de 12 mil habitantes, a cidade de São Domingos é localizada no Nordeste de Goiás e faz fronteira com a Bahia. O local é conhecido por turistas brasileiros por abrigar o Parque Estadual de Terra Ronca, que abriga a maior concentração de cavernas da América do Sul – são quase 300 dentro do complexo. São Domingos foi promovido a distrito em 23 de junho de 1835 e a município em 14 de outubro de 1854.

Com 68 anos, a comarca de São Domingos foi criada pelo artigo 8° das Disposições Transitórias Constitucionais de 1947, sendo fixada a data para sua instalação 17 de julho de 1948. A comarca foi instalada por Joaquim Magalhães Filho, juiz de direito da comarca da Posse, em 4 de agosto de 1948. O primeiro juiz de direito da comarca foi Osvaldo Costa, nomeado pelo Decreto de 25 de agosto de 1950. Osvaldo foi substituído pelo saudoso desembargador Clenon de Barros Loyola. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja a galeria de fotos