O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, recebeu, nesta terça-feira (28), uma comitiva de Piracanjuba que o convidou para ser o patrono da 36ª Exposição de Orquídeas, que será realizada no município nos dias 26,27 e 28 de maio, no Palácio das Orquídeas.

O convite foi feito pelo presidente da Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO), Paulo Roberto de Morais, que entregou uma orquídea ao desembargador-presidente. Segundo ele, o evento é o terceiro maior do País no gênero e a expectativa é de um público de 30 mil pessoas durante os três dias do evento. “Será uma grande satisfação ter como patrono uma grande personalidade do Poder Judiciário de Goiás”, revelou.

O prefeito de Piracanjuba, João Barbosa de Oliveira, fez questão de agradecer a recepção e lembrou que a exposição movimenta o turismo e a economia do município. “Esta festa fez com que Piracanjuba se tornasse conhecida nacionalmente e até internacionalmente também. Somos a capital nacional da orquídea”, frisou.

O presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho disse estar honrado com o convite. “Fico muito feliz também porque sou da região. Piracanjuba era uma cidade que eu visita quando era estudante. É com muita honra que recebo esse convite”, agradeceu.

O ex-presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, que nasceu em Piracanjuba, acompanhou a visita da comitiva ao presidente Gilberto Marques Filho. Ney Teles lembrou passagens de sua infância, das amizades feitas desde o tempo da escola e do carinho que tem pela cidade. Antes da visita à Presidência, o desembargador Ney recebeu a comitiva em seu gabinete.

Pelo TJGO, acompanharam a visita o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes; o presidente da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e ouvidor-geral, desembargador Itamar de Lima; o juiz auxiliar da Presidência Ronie Paes Sandre; o secretário-geral da Presidência, Fernando Sousa Chaves, e o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente.

Porque das orquídeas
Piracanjuba é a única cidade do Brasil que possui uma área de preservação com intuito de proteger as orquídeas. O Parque Natural das Orquídeas foi criado pela Lei nº 1.115 de 2002 e está localizado a 20 km da cidade. Segundo o vice-presidente da APO, Wilson Borges, a área tem cerca de 70 alqueires.

O orquidófilo falou um pouco da história do APO e disse que no município encontra-se a cattleya walkeriana, que é considerada a orquídea mais perfeita que existe graças ao equilíbrio e simetria de suas formas. A flor é mundialmente conhecida e apreciada. Além de Goiás, pode ser encontrada no Mato Grosso e em São Paulo. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)