Ao completar quase um século e meio, TJGO se consolida como exemplo de cidadania plena para todo o País    


É com imensa satisfação e orgulho que hoje, como presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, rendo minhas homenagens, por meio dessa singela mensagem, ao  nosso Tribunal, que, justamente, em uma data dedicada aos trabalhadores do mundo todo, celebrada anualmente no dia 1º de maio, completa 145 anos de história. Neste quase um século e meio de existência, o TJGO se destaca na superação dos desafios, na consolidação de inúmeros projetos desenvolvidos por magistrados e servidores com boas práticas reconhecidas no cenário nacional, reforçando, assim, a sua missão precípua: a entrega efetiva e humanizada da prestação jurisdicional.  

Ao longo da existência do Tribunal, que revelam bons momentos e grandes acertos no cumprimento dos ideais de Justiça desde a sua inauguração em 1º de maio de 1874, várias foram as ações implementadas com a máxima eficiência, todas voltadas para a ampliação do acesso à Justiça, para a otimização do trâmite processual, para a pacificação dos conflitos tornando-se, inclusive, uma Justiça pioneira em conciliação, para a modernização tecnológica dos sistemas, para a responsabilidade social, para a integração de todos os órgãos ligados à Justiça, para o fortalecimento da sua comunicação com os públicos externo e interno e, finalmente, para a garantia de amplo respeito aos valores éticos e morais. 

Em períodos de globalização, uma instituição não deve se ater somente à sua atividade-fim, e, por essa razão, o Tribunal goiano realiza as atividades administrativas e jurisdicionais durante esses 145 anos em consonância com a evolução social e as novas práticas trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação disponíveis.

É assim, com esse comprometimento e sábia administração estratégica, que surgem outros fatores, como valorização, estímulo e melhor produtividade do quadro de servidores e colaboradores. Esse significado é valioso, sobretudo, para todos aqueles envolvidos no desafio de promoção da Justiça. Assim, mister se faz ressaltar a satisfação de fazer parte deste Tribunal, tanto pela sinergia quanto pela sua importância para a sociedade. Inúmeros são os motivos para celebrar essa data...que venham outros 145 anos...É tempo de comemorar!


Desembargador Walter Carlos Lemes 
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás