A Comissão Cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) recebeu na manhã desta quarta-feira a visita do superintendente Executivo de Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e Esporte (Seduce) e membro da Academia Goiana de Letras (AGL), Nasr Fayad Chaul. Na ocasião, o imortal manifestou apoio ao desembargador Itaney Francisco Campos em sua candidatura para compor a AGL. A eleição acontecerá na próxima quinta-feira (11). 

 

O magistrado concorre à cadeira de número 37, anteriormente ocupada pelo escritor Mário Ribeiro Martins, cujo patrono é Crispiniano Tavares. Se escolhido, Itaney Campos vai fazer parte do rol de magistrados do TJGO que integram ou fizeram parte da academia, como o desembargador Ney Teles de Paula e, anteriormente, Maximiano da Mata Teixeira, Dário Cardoso e Augusto Rios.

No encontro, Itaney Campos manifestou a satisfação em receber todos em seu gabinete e agradeceu o apoio. “Acredito que a poesia goiana está muito bem servida com esses nomes. Por essa razão, receber o apoio e reconhecimento desses colegas é de fundamental importância”, frisou.

Eleito neste ano para a Academia, Chaul aproveitou a oportunidade para ressaltar as características do desembargador que, a seu ver, o qualificam à vaga na AGL. “Apesar de ainda não poder votar, quero manifestar meu apoio ao desembargador Itaney por sua total qualidade de escrita. A Academia vai ser extremamente agraciada com sua presença e, juntos, vamos poder contar com sua amizade, competência e talento”, afirmou.

Também estiveram presentes no encontro o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, o diretor de Comunicação do TJGO, Alziro Zarur, e o coordenador cultural da Presidência do TJGO e também membro da AGL, Gabriel Nascente.

Currículo

Natural de Uruaçu, interior do Estado de Goiás, o desembargador já integra a União Brasileira de Escritores Goianos (UBE) e a Academia Goiana de Direito (Acad). Itaney Campos é autor de várias obras que abordam temas de caráter literário, histórico e jurídico, como Orações no Templo da Justiça, Inventário do Abstrato e Antônio Teodoro da Silva, um escorço biográfico. Além das publicações de sua autoria, o magistrado também participou de várias antologias como Hector no Cubo e outros contos e tem livros inéditos, a exemplo do Sob o Signo da Ditadura: A Intervenção Militar em Goiás e as Medidas Repressivas ao Poder Judiciário.

Além da carreira jurídica, Itaney Campos possui grande currículo acadêmico. O magistrado integra o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e recebeu grau máximo da Banca Examinadora do Curso em Especialização em História Cultural, da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), em apresentação de monografia. (Texto: Luísa Gomes, especial para o Centro de Comunicação Social do TJGO/Foto: Hernany César)