O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio de seu Núcleo Permanente de Métodos de Solução de Conflitos (Nupemec), inaugurou nesta quinta-feira (18), o Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Vianópolis, localizada na Região da Estrada de Ferro.

Ao proceder a instalação da unidade, o coordenador adjunto do Nupemec, Aureliano Albuquerque Amorim (foto acima), observou que o TJGO tem se esforçado na busca de mecanismo para a celeridade jurisdicional e que a implementação desta política de solução de conflitos busca disseminar a cultura da conciliação na pacificação das demandas com resultados sociais expressivos e reflexos significativos na redução dos processos judiciais. À oportunidade, Aureliano afirmou que para o sucesso dessa proposta, “é necessário que o Poder Judiciário conte com a colaboração dos órgãos da OAB, do Ministério Público, do Município, de todos aqueles que de uma forma ou de outra compareçam e interfiram na solução de conflitos de interesse”.

A diretora do Foro local, Marli de Fátima Naves (foto ao lado), disse que ao se propor à instalação do Cejusc na comarca, buscou parcerias e que continua com este propósito na certeza de que alcançará seu objetivo para “funcionamento produtivo deste Centro Judiciário”. Ela observou que esta unidade vai amenizar os conflitos de interesse da comunidade local e, em contrapartida, a redução dos litígios. “Isto porque o Cejusc está baseado no diálogo e conciliação, com propósito de resolver os problemas dos jurisdicionados sem que haja o litígio”, pontuou Marli Naves.

O delegado da Subseção da OAB-GO, Heber Matos de Oliveira, enalteceu a iniciativa do TJGO, afirmando que “hoje, mais do que nunca, temos a obrigação de não apenas reverenciar este Poder, mas celebrar suas realizações em prol da vida mais digna, mais justa e solidária”. Ao final, ressaltou que a conciliação é o principal objetivo do Poder Judiciário atualmente, lembrando que o “trabalho dos conciliadores é dar voz às partes para que, por meio do diálogo, seja firmado não apenas o acordo, mas a solução do conflito”.

Também o prefeito de Vianópolis, Issy Quina Júnior, elogiou a iniciativa, afirmando que a instalação do Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania na comarca “sinaliza de maneira clara a disposição do Judiciário goiano em buscar meios para que as demandas judiciais sejam resolvidas o mais rápido”.

O Cejusc de Vianópolis foi montado nas dependências do fórum da comarca. Conta com uma sala de audiência, cartório e recepção, além de mobiliário e equipamentos de informática. O seu funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.

Este é o 43º Cejusc instalado em comarcas goianas e a expectativa é de que até o final de 2016 este número chegue a 55, informou o assistente do Nupemec, Vinícios Ribeiro Camapum. A comarca de Santo Antônio do Descoberto será a próxima a receber o benefício, marcado para terça-feira (23). A criação destes centros atende à Resolução nº 125, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 29 de novembro de 2010, bem como em cumprimento à Resolução nº 18, de 23 de novembro de 2011, do Órgão Especial do TJGO.

A solenidade contou ainda com a presença do promotor de justiça Cristiano Menezes da Silva Caires e da presidente da Câmara de Vereadores de Vianópolis, Maria Abadia da Costa e Souza, além de moradores da cidade e servidores do Judiciário local. (Texto: Lílian de França/Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)