O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, recebeu na manhã desta quinta-feira (25) representantes da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) para discutir ideias e alternativas em apoio à reestruturação da comarca de Goiatuba. O prédio do fórum da comarca foi incendiado no dia 10 de agosto.

O encontro teve a participação dos juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Márcio de Castro Molinari e Romério do Carmo Cordeiro, do diretor do Foro da comarca de Goiatuba, Marcus Vinícius Alves de Oliveira; do diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, e do diretor de Informática, Luiz Mauro de Pádua Silveira.

Representando a OAB-GO, estiveram presentes na reunião o vice-presidente da seccional Goiás, Thales Jayme, o presidente da OAB em Goiatuba, Valdivino Marques da Costa, o conselheiro federal da instituição, Fernando de Paula Gomes Ferreira, e outros membros. Na ocasião, eles manifestaram apoio e solidariedade ao Judiciário neste incidente.

Na ocasião, o desembargador-presidente do TJGO ressaltou que as instituições estão unidas na resistência e enfrentamento a atos que tenham por finalidade comprometer ou ameaçar a atuação independente e imparcial do Judiciário goiano.

Além do próprio presidente, os juízes auxiliares e diretores esclareceram dúvidas dos membros da OAB quanto à digitalização processual, que está sendo antecipada de forma excepcional na comarca a fim de manter a plena prestação jurisdicional em Goiatuba. Também foi informado aos advogados que o sistema do TJGO já permitiu a recuperação do arquivo de despachos, decisões, sentenças e audiências gravadas. Além disso, já está em implantação o protocolo digital na comarca.

Também foi sugerido pelos membros da OAB-GO a formação de uma força-tarefa para restituição dos autos e peças destruídos. Os representantes da Ordem também manifestaram sugestões para o funcionamento provisório do Fórum local em outros endereços. (Texto: Luísa Gomes/Foto: Wagner Soares –  Centro de Comunicação Social)